Prefeitura Municipal de Erechim - Inclusão, participação e espaço pedagógico foram temas do II Fórum Regional de Educação Infantil

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7432/incluso-participao-e-espao-pedaggico-foram-temas-do-ii-frum-regional-de-educao-infantil

18/09/2013

Inclusão, participação e espaço pedagógico foram temas do II Fórum Regional de Educação Infantil

 

Prefeito Paulo Polis participou da abertura do evento que reuniu centenas de professores. Debates, intervenções artísticas e palestras mobilizaram educadores

 

 

O Centro Cultural 25 de Julho recebeu ao longo de quarta-feira (18) um grande público de professores de Erechim e região que trabalham na área da Educação Infantil, para a realização do II Fórum Regional de Educação Infantil, organizado pela Prefeitura de Erechim através da Secretaria de Educação.

 

Pela parte da manhã foi realizada a abertura oficial do Fórum com a apresentação de uma peça de teatro pela equipe pedagógica da EMEI Lucas Vezzaro, numa adaptação da história de “João e o Pé de Feijão”. Em seguida o Secretário de Educação Alderi Oldra realizou seu pronunciamento destacando a importância do evento. “Esse Fórum será mais um meio de debatermos sobre a Educação Infantil, primeira etapa fundamental da Educação Básica, o auxílio ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. As temáticas apresentadas neste Fórum, fortalecerão a nossa ação pedagógica refletindo sobre a docência e a política de inclusão nesta importante etapa da vida de nossos estudantes”, salientou Oldra.

 

Em seguida o Prefeito Paulo Polis falou sobre os avanços em Erechim e destacou a importância fundamental da Educação. “Temos muitos desafios para garantir o atendimento na Educação Infantil, mas vou dizer uma coisa para vocês. Somos um governo que gosta muito de desafios, não mediremos esforços para que sigamos no rumo da valorização de nossos professores e do atendimento às nossas crianças. E aqui quero destacar o excelente trabalho pedagógico desenvolvido pelos nossos professores, juntamente com as equipes diretivas e funcionários. Eu não tenho dúvidas de que Erechim só está melhor porque a nossa educação está melhor. Que tenham todos um excelente Fórum e que o conhecimento seja sempre libertador e inclusivo”, afirmou o Prefeito Polis.

 

Após os pronunciamentos oficiais a professora e pesquisadora Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro, realizou a palestra “A docência na Educação Infantil”, seguida pela apresentação da professora Luciana Aparecida Tomazoni de Oliveira que falou sobre o tema da comunicação oral “Espaços compartilhados”. Na parte da tarde foi a vez da apresentação artística ficar por conta dos estudantes da EMEI D. João Hoffman.

 

Em seguida a professora e Me. Cláudia Pereira Dutra, - que ficou à frente da coordenação da Educação Especial no Ministério da Educação por oito anos - realizou a palestra “A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na Educação Infantil”, onde abordou entre outros pontos as raízes profundas na arquitetura educacional e social, a Educação Inclusiva e o rompimento com o paradigma segregacionista, o direito das pessoas com deficiência à Educação e a Inclusão como forma de igualar as oportunidades geradas pelo ambiente escolar.

 

A palestra foi abordada com informações do documento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU/2006. Após a palestra e debate, foi a vez da professora Janaína Dutra Ferreira da EMEI São Cristóvão explanar sobre a “Docência Compartilhada”.

 

Ações como estas realizadas através do II Fórum Regional de Educação Infantil vão ao encontro do processo de formação continuada, fomentada pelo Governo Municipal.

 

 

 

Sobre a Educação Infantil

 

Fazem parte do Sistema Municipal de Ensino atualmente 13 escolas, destas, 7 são exclusivas de Educação Infantil e outras 6 que atendem também o Ensino Fundamental. Ao todo o município atende através dessa sistemática mais de 2.800 crianças.

 

Recentemente através de um levantamento realizado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -, Erechim aparece em primeiro lugar em Educação no Estado do Rio Grande do Sul, entre os municípios com mais de 50 mil habitantes.

 

 

 

Novas Escolas

 

Ainda neste ano a Prefeitura de Erechim está finalizando mais uma Escola PROINFÂNCIA no bairro Paiol Grande, assim como a reforma da Escola Roberto Teódolo. Mais duas novas Escolas de Educação Infantil já foram aprovadas no FNDE e na última terça-feira (17) foi realizada a adesão final através do Plano de Ações Articuladas do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação.

 

O município já conta também com uma Escola PROINFÂNCIA tipo C no bairro Copas Verdes e uma Escola PROINFÂNCIA tipo B no bairro Maria Clara aprovadas e em fase de execução. Portanto em 2014, serão mais três novas escolas de PROINFÂNCIA em Erechim.