https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7464/campanha-outubro-rosa-conscientiza-sobre-importncia-de-preveno-ao-cncer-de-mama
25/09/2013
Campanha Outubro Rosa conscientiza sobre importância de prevenção ao câncer de mama
Com o slogan 'Somos Mulheres de Peito', programação da campanha foi divulgada em evento na Câmara de Vereadores
O Governo de Erechim, através da Coordenadoria da Mulher, gerida pela Secretaria de Cidadania, juntamente a Secretaria de Saúde, bem como entidades governamentais, não-governamentais e representantes da sociedade civil, mobiliza-se para mais uma edição da Campanha Outubro Rosa. Na última segunda-feira (23), no Plenário da Câmara de Vereadores, ocorreu o lançamento da campanha, no qual foram apresentadas oficialmente todas as ações, que serão desenvolvidas de 1 a 19 de outubro.
Com o objetivo de mobilizar a população feminina de Erechim para a prevenção e detecção do câncer de mama, as entidades unem forças para dar visibilidade à causa e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento e reabilitação da mulher. Durante a apresentação na Casa Legislativa, a secretária de Cidadania do município, Maria Dolores Mafacioli Golin, destacou que a ação vem crescendo ao longo dos anos e adquire cada vez mais parceiros.
Nesta edição, ela ressalta que a expectativa é de que a caminhada Outubro Rosa – Somos Mulheres de Peito reúna cerca de mil pessoas nas avenidas da cidade. “Integrando diversas frentes, entidades e munícipes mobilizados em torno desta causa, temos a certeza de que a campanha ampliará cada vez mais a área de abrangência deste trabalho fundamental de conscientização”, ressalta a secretária.
Também presente na abertura, o secretário de saúde, Plínio Costa Jr., reforçou que a campanha, através da divulgação e da caminhada, é uma importante preparação para o Dia D Contra o Câncer de Mama, que acontece no dia 19 em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Durante este dia, das 7h30min às 11h e das 13h às 17h, serão oferecidos os seguintes serviços: Coleta de Exame Preventivo do Cólo de Útero, Solicitação de Mamografias, Exames Clínico das Mamas, Coleta de Exame para HIV, VDRL (Sífilis).
Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.
Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.