https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7549/samu-completa-dois-anos-em-erechim-com-mais-de-4-mil-atendimentos
11/10/2013
SAMU completa dois anos em Erechim com mais de 4 mil atendimentos
Serviço de urgência e emergência conta com o apoio da Ambulância Cidadã
Com uma média que chega, hoje, a cerca de 200 atendimentos por mês, o SAMU Salvar (telefone 192) completou nesta sexta-feira (11) dois anos de atividades em Erechim. O Serviço, que atende a urgências e emergências 24 horas por dia, conta com uma ambulância e quatro equipes, num total de nove profissionais capacitados e constantemente qualificados - entre enfermeiros, técnicos, socorristas e motoristas-socorristas. Além disso, o SAMU conta, em Erechim, com apoio operacional da Ambulância Cidadã, que tem duas viaturas e seis servidores responsáveis pelo atendimento.
Para o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., a eficiência no atendimento prestado é comprovada pelos levantamentos realizados pela Ouvidoria da prefeitura, indicando o comprometimento de toda a equipe com o serviço prestado. “Do início do serviço, em 2011, até hoje, avançamos de forma importante na qualidade do serviço prestado. Agradecemos, em nome do prefeito Polis, à equipe da Rede de Urgência e Emergência pela dedicação e comprometimento demonstrados nestes dois anos”, destaca.
Acidentes de trânsito com motociclistas são maioria
Conforme a diretora da rede de Urgência e Emergência de Erechim, enfermeira Elaine Grando, cerca de 60% do total de atendimentos prestados pelo SAMU no município têm como causa acidentes de trânsito com trauma, sendo que, neste universo, 80% envolvem motociclistas.
Palestras em escolas
O SAMU, que atua no município sob supervisão da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, tem realizado palestras em escolas do município, a fim de repassar informações e sanar dúvidas sobre operações de primeiros socorros.
O que é o SAMU
O SAMU - 192 é um serviço que funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica e de saúde mental da população.
Como funciona o atendimento
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação (localizada em Porto Alegre), profissionais e veículos de salvamento. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.
Quando chamar o SAMU
* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
* Em casos de Intoxicação exógena
* Em caso de queimaduras graves
* Na ocorrência de maus tratos
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver acidentes/traumas com vítimas
* Em casos de afogamentos
* Em casos de choque elétrico
* Em acidentes com produtos perigosos
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte