Prefeitura Municipal de Erechim - Representantes de Erechim visitam Unidades de Pronto Atendimento

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7553/representantes-de-erechim-visitam-unidades-de-pronto-atendimento

14/10/2013

Representantes de Erechim visitam Unidades de Pronto Atendimento

Representantes de Erechim visitam Unidades de Pronto Atendimento

A secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Erechim, Jackson Arpini, realizaram visitas a UPA – Unidade de Pronto Atendimento implantadas nas cidades de Canoas e Novo Hamburgo.
Atualmente estão em funcionamento no estado seis Unidades de Pronto Atendimento e as UPA visitadas são do Porte II, semelhante a que será implantada em Erechim, com capacidade de realizar de 151 a 300 atendimentos dia e com 9 a 12 leitos de observação.
O motivo da visita foi buscar informações referente a gestão, operacionalidade, custeio,  serviços disponibilizados, processo de habilitação e qualificação. Os representantes foram recebidos pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, Leandro Abreu de Souza,  que repassou as informações e acompanhou a visita em parceria com o coordenador geral da unidade. 
A UPA de Novo Hamburgo foi a primeira unidade a entrar em funcionamento no estado e os dirigentes foram recebidos pela diretora de Saúde, Rosa Leães, que igualmente relatou a experiência e repassou dados importantes, considerando que a unidade já está em operacionalidade há 20 meses. 
Segundo relato dos diretores, as unidades implantadas reduziram significativamente a demanda do Pronto Socorro e realizam, em média, 6.500 a 7.000 atendimentos mês.  As unidades visitadas já estão habilitadas e qualificadas, o que possibilita um aporte maior de recursos financeiros, oriundos da união e estado.  Ambas são administradas via Fundação e o município de Canoas possui duas unidades, sendo que uma foi implantada recentemente. 
A busca de informações técnicas e a troca de experiência com os municípios que já implantaram suas unidades visa subsidiar o processo de implantação da UPA de Erechim, prevista para entrar em funcionamento no próximo ano.