https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7591/mais-de-1450-exames-realizados-no-dia-d-contra-o-cncer-de-mama
21/10/2013
Mais de 1450 exames realizados no Dia D contra o câncer de mama
Unidades Básicas de Saúde de Erechim estiveram atendendo durante todo o sábado
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado o Dia D contra o Câncer de Mama. A ação, que integra a programação da campanha Outubro Rosa, teve por objetivo incentivar a realização dos exames preventivos contra o câncer de mama e outras doenças. As UBSs da cidade estiveram abertas durante o dia todo, com atendimento gratuito à população.
Segundo levantamento da secretaria de Saúde, ao todo 1.459 exames foram realizados neste dia. O cálculo inclui coletas de preventivo do cólo do útero, solicitações de mamografias e testes de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Para o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., a ação teve resultado satisfatório. “É fundamental que as mulheres com idade superior a 40 anos realizem anualmente este teste. Ele continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade durante todo o ano, e pode ser solicitado gratuitamente. No mês de outubro, procuramos relembrar a importância da prevenção através da campanha Outubro Rosa, mas lembramos que a prevenção deve continuar em foco durante o restante do ano, pois é a melhor forma de controlarmos doenças”, destaca o secretário.