Prefeitura Municipal de Erechim - Ampliação das Equipes de Saúde da Família fortalece saúde básica de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7646/ampliao-das-equipes-de-sade-da-famlia-fortalece-sade-bsica-de-erechim

04/11/2013

Ampliação das Equipes de Saúde da Família fortalece saúde básica de Erechim

Ampliação das Equipes de Saúde da Família fortalece saúde básica de Erechim

 

De 2009 a 2013, cinconovas Equipes da Saúde da Família foram integradas aos serviços, cada uma com um médico trabalhando 40 horas semanais em UBSs da cidade.

 

Os serviços desaúde básica de Erechim, oferecidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, têm sido fortalecidos anualmente, para trabalhar diretamente com a população através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas nos bairros da cidade, através de visitas domiciliares, atendimentos em consultório e nos postos de saúde. De 2009 até este ano, cinco novas Equipes de Saúde da Família foram integradas ao município, o que garante cobertura domiciliar de aproximadamente de 50% da população.

 

A 14ª equipe contratada, que atende no Bairro São Vicente de Paula, iniciou suas atividades junto da nova Unidade Básica de Saúde da região, no Parque Lívia, inaugurada em outubro deste ano. A metodologia de trabalho prevê visitas domiciliares dos agentes e encaminhamento dos pacientes para consultas e exames necessários, realizados pelo médico responsável das respectivas ESFs. Além do médico, cada equipe conta com um enfermeiro e agentes comunitários, que circulam pelos bairros visitando os pacientes.

 

As Equipes de Saúde da Família atendem, hoje, em oito UBSs da cidade. Elas estão distribuídas da seguinte forma: três equipes na UBS do Grande Progresso; duas equipes nas UBSs do Aldo Arioli, São Cristóvão, Atlântico (e, desde setembro, São Vicente de Paulo); uma equipe nas UBSs do bairro Paiol Grande, Presidente Vargas e Bela Vista. Nas UBSs dos distritos de Capo-erê e Jaguaretê, distritos do interior de Erechim, atuam duas equipes de Estratégia Agentes Comunitários de Saúde (EACS), composta por um enfermeiro e por agentes comunitários de saúde.

Área de cobertura abrange quase 50% da população

Atualmente, a área de cobertura das 14 Equipes de Saúde da Família (EFSs) em funcionamento, juntamente com as duas EACSs, compreendem uma área de cobertura de aproximadamente 50% da população erechinense – em 2008, este número era de 30%. Segundo a secretaria de Saúde do município, o trabalho do programa é de extrema importância para a reestruturação do sistema municipal de saúde, focando na prevenção e na proximidade entre a população e as UBSs da cidade. O objetivo é que novas equipes sejam integradas no próximo ano.

 

O secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., destaca que cada uma destas equipes é responsável pelo atendimento de aproximadamente 4 mil pessoas. “Este trabalho de orientação e a proximidade entre o sistema de saúde e a comunidade são extremamente importantes, pois refletem-se em um trabalho de saúde cada vez mais humano e acolhedor, com orientações e encaminhamentos importantes para a prevenção e a solução de problemas de saúde”, ressalta o secretário.

Novas UBS´s e satisfação da população

Segundo relatório apresentado pela Ouvidoria Municipal, que ouviu de janeiro a outubro deste ano mais de 3 mil pessoas atendidas pelos serviços públicos de saúde de Erechim, a aprovação do serviço oferecido é de 92,8% dos consultados.

 

A elevada taxa de aprovação se justifica, ainda, em razão das novas estruturas de saúde oferecidas pelo governo de Erechim à população, tais como as novas UBS´s do São Cristóvão e São Vicente de Paulo (já entregues), além da ampliação da Unidade do Bairro Atlântico (também já entregue). No Presidente Vargas, uma nova UBS segue em ritmo acelerado, sendo que no Aldo Arioli a ampliação também avança. Além disso, os Bairros Centro, Estevam Carraro, Progresso e o Distrito de Jaguaretê ganharão novas UBS´s, em 2014, em substituição aos prédios hoje ocupados para o serviço. A UBS do Bela Vista também será ampliada.

Conheça a Estratégia Saúde da Família

A Estratégia Saúde da Família é o nome como é conhecido atualmente o Programa de Saúde da Família, implantado no Brasil em 1994 - visto que o termo aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. É uma estratégia de reorganização da atenção primária cuja atividade é constante e ininterrupta.

 

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante implantação de equipes multiprofissionais nas UBSs. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número específico de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

 

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade. Cada equipe da Estratégia da Saúde da Família é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e de 4 a 12 agentes comunitários de saúde (ACS), número que varia a cada UBS.