Prefeitura Municipal de Erechim - Beneficiários do Bolsa Família devem se recadastrar até 30 de dezembro

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7697/beneficirios-do-bolsa-famlia-devem-se-recadastrar-at-30-de-dezembro

13/11/2013

Beneficiários do Bolsa Família devem se recadastrar até 30 de dezembro

Beneficiários do Bolsa Família devem se recadastrar até 30 de dezembro

Além do recadastramento obrigatório, as famílias beneficiárias do Programa devem estar atentas às exigências de acompanhamento de saúde

O Governo de Erechim, através das secretarias de Cidadania e Saúde, informa aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) que o recadastramento deve ser realizado até 30 de dezembro de 2013. Vale ressaltar que aqueles que não realizarem o recadastramento podem ser excluídos do Programa do Governo Federal.
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único/Bolsa Família em Erechim, Vanesa Ritter, a Secretaria de Cidadania está realizando o recadastramento de todas as famílias que estão com o cadastro desatualizado. “Além disso, as famílias já estão recebendo visita domiciliar dos entrevistadores do Cadastro Único onde, na oportunidade, as famílias recebem orientações e informativos sobre o acompanhamento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família”, explica Vanessa.
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda à famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social. “O Bolsa Família é programa que associa a transferência do benefício financeiro com o acesso aos direitos sociais básicos de saúde, alimentação, educação e assistência social”, pontua a coordenadora.

Recadastramento obrigatório
Os dados que precisam ser atualizados são endereço, telefone, renda, documentação, composição familiar e informações sobre as escolas das crianças e adolescentes. O beneficiário deverá apresentar os documentos de identificação pessoal do responsável familiar e das demais pessoas da família, comprovante de residência, entre outros, que ajudem na qualificação da coleta de informações. Para realizar o recadastramento basta comparecer até a Secretaria de Cidadania, localizada na avenida Salgado Filho, 227. Mais informações pelo telefone (54) 3522-9240.

Bolsa Família – também faz bem para a saúde
Segundo a coordenadora do Programa na Secretaria de Saúde de Erechim, Cleusa de Vargas, uma vez cadastrada no Programa, a família se compromete a realizar uma Agenda de Compromissos em Saúde – condicionalidade do Programa -, que consiste em ações básicas como pré-natal, vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, além da participação em atividades educativas em saúde e nutrição. “O recebimento da renda é vinculado ao cumprimento de compromissos das famílias com as agendas da educação e da saúde, com finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e a ruptura do ciclo intergeracional da pobreza”, afirma Cleusa.
Para Cleusa, nutricionista da Secretaria de Saúde - o Programa visa aprimorar as ações de combate às carências nutricionais, reduzindo a prevalência de desnutrição e mortalidade infantil em todo o território nacional. “A oferta e o acompanhamento da saúde das famílias têm como objetivo reforçar o direito de acesso à política universal de saúde visando a melhoria das condições de vida.  As famílias do PBF com crianças de 0 a 7 anos e mulheres com idade entre 14 a 44 anos devem ser acompanhadas por uma Equipe de Saúde da Família ou pela Unidade Básica de Saúde de mais fácil acesso pela família”, destaca.
“É extremamente importante que as famílias cadastradas e que recebem o benefício do Programa compareçam nas Unidades Básicas de Saúde a que pertencem para cumprir as condicionalidades. As famílias devem se informar nas UBS sobre o calendário de pesagem e, caso ainda não tenham feito acompanhamento, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de sua casa, para fazê-lo com urgência”, frisa a coordenadora.

Condicionalidades de saúde para o Bolsa Família
As ações de promoção da saúde e alimentação saudável são fundamentais para o desenvolvimento das famílias beneficiárias.

Gestantes e Nutrizes
Fazer o pré-natal na Unidade Básica de Saúde.

Crianças menores de 7 anos
Manter em dia o calendário de vacinação;
Realizar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, na UBS mensalmente;
Participar de atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre promoção da alimentação saudável.