Prefeitura Municipal de Erechim - Escolas municipais contam sua história em livros gigantes

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7744/escolas-municipais-contam-sua-histria-em-livros-gigantes

22/11/2013

Escolas municipais contam sua história em livros gigantes

 

As escolas municipais de Erechim criaram livros gigantes para contar sua história e também prestar homenagem a pessoas que ajudaram a construir a identidade das instituições. As homenagens, que ocorreram na última semana, na Casa da Prefeitura, na Frinape, envolveram desde reconhecimento à dedicação pessoal de voluntários da educação até ato de heroísmo. Os livros foram confeccionados por alunos e professores, no projeto “Brincando e aprendendo com a história de nossa escola.”

 

 

 

No total foram 15 homenageados, 14 deles pelas escolas municipais e um pelo Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Um dos primeiros moradores do bairro Paiol Grande, o homenageado pela da Escola de Ensino Fundamental Paiol Grande, Natalino Canabarro, falou sobre o reconhecimento que o projeto deu a quem deu sua contribuição para promover a educação.

 

 

 

Eu fico emocionado por uma homenagem dessas. Porque essa situação não é comum de acontecer, de trabalhos comunitários serem tão destacados. Muitos passam a vida inteira se dedicando de forma voluntária e ficam no anonimato. Por isso estou feliz, porque eu hoje estou aqui, sendo lembrado, tendo meu trabalho reconhecido”, declarou.

 

 

 

O momento de maior emoção do evento ficou por conta da homenagem prestada pela direção da Escola de Educação Infantil Lucas Vezzaro, que relembrou a história do estudante que deu nome à instituição, por seu ato de heroísmo em um acidente de ônibus escolar em uma barragem, em 2004. O garoto de apenas 14 anos salvou a vida de três colegas, antes de morrer afogado tentando salvar uma quarta vítima. A família de Lucas foi quem recebeu a homenagem.

 

 

 

Falar sobre a origem do nome de nossa escola me deixa tomada pela emoção. Porque uma pessoa que deu sua vida em um ato indescritível de doação e de grande generosidade ao próximo, deve servir de exemplo a todos. Lembrar do ser humano que foi o Lucas não apenas emociona como nos dá muito orgulho de ter um nome como o dele em nossa escola”, disse a diretora da Lucas Vezzaro, Luciana de Oliveira.

 

 

 

O secretário de Educação, Alderi Oldra, destacou a qualidade da educação no município. Ele falou sobre o reconhecimento que o trabalho está recebendo.

 

 

 

Somos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a melhor educação do estado entre cidades com mais de 50 mil habitantes. Recentemente fomos apontados como referência nacional e também estadual por promover a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas. E esse reconhecimento é herança de um trabalho que foi iniciado há cinco anos pelo ex-secretário de Educação (hoje de Planejamento), Anacleto Zanella”, declarou Oldra.

 

 

 

 

O ato foi prestigiado pelo secretário Anacleto, pelo presidente da ACCIE e da Frinape, Claudionor Mores, pelo vice-presidente da Frinape, Gilmar Cavaletti, Corte da Frinape, pelo presidente da Câmara de Vereadores, José da Cruz, e pela patrona da Feira do Livro e prefeita da Cidade da Cultura na Frinape, Vanda Groch.

 

 

 

 

Os homenageados:

 

 

 

Escola Municipal

Direção

Homenageado

Paiol Grande

Ângela Socol

Natalino Canabarro

Othelo Rosa

Silvana Pertile

Rodrigo dos Santos

Luiz Badalotti

Cátia Scariot

Belmiro Badalotti

Cristo Rei

Leandro Mioto

Cláudia Vossil

Jaguaretê

Cleusa Olucoski

Josefina Orso

Rütter Alberto Von Mühlen

Geovana Alves

Lúcia Von Mühlen Bettio

Caras Pintadas

Michele Bresolin da Silva

Vercila Peccin

Dom João Aloísio Hoffmann

Inajara Vargas

Mitra Diocesana

Bortolo Balvedi

Andrea de Oliveira

Lúcia Balvedi Pagliosa

Belas Artes

Alessandra Berticelli

Dudu Antunes

São Cristóvão

Dinamar Bordin

Cassilda Prigol

Irmã Consolata

Manoela Rigo

Ilma e Jandir Barbisan

Lucas Vezzaro

Luciana de Oliveira

Família de Lucas Vezzaro

Estevan Carraro

Cleci Dall'agnol

Elisabete Truylio

CEJA

Rute Imlau

Cláudia Ferrigolo

 

Fonte: SMEd