https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7760/rgos-de-segurana-debatem-estratgias-para-4-ao-natal-seguro-erechim
26/11/2013
Órgãos de segurança debatem estratégias para 4ª Ação Natal Seguro Erechim
Importante reunião definiu estratégias de segurança para o Natal, além de discutir a implantação de legislação que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e ações para o Carnaval 2014
O Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), promoveu na manhã desta terça-feira (26), um encontro com órgãos de segurança, representantes dos lojistas e demais entidades parceiras para tratar sobre as ações do Natal Seguro. O encontro foi conduzido pela diretora de Segurança, Luciana Barufi, pela diretora do Procon, Eliane Tasca, e pelo comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Alex Hofmann.
4ª Ação Natal Seguro
Ações integradas de prevenção e repressão merecerão destaque durante a 4ª Ação Natal Seguro. O encontro foi pautado pelas ações a serem realizadas, de forma integrada, visando o bem estar da comunidade e a segurança de consumidores, lojistas, colaboradores e da população em geral. A ação, que está na sua 4ª edição, é coordenada pela Diretoria de Segurança da SSPS, em parceria com todos os órgãos de segurança do município, bem como entidades governamentais e não governamentais.
Além do Governo de Erechim buscar fortalecer a integração das forças de segurança do município, promovendo ações preventivas e repressivas através dos esforços conjuntos de todas as polícias e demais órgãos, o papel da comunidade como parceira é fundamental. “Medidas simples como não pedir ajuda a estranhos ao retirar dinheiro do banco, não carregar grandes valores na carteira, ficar atento à segurança da residência e não ostentar objetos de valor podem fazer a diferença”, explica Luciana, frisando que caso alguém seja vítima de assalto é extremamente importante não reagir. “Sua vida é muito mais valiosa do que bens materiais. Caso passe por essa situação comunique imediatamente a polícia, dirigindo-se a delegacia mais próxima ou acionando os telefones de emergência”, pontua a diretora Luciana Barufi, lembrando que uma cartilha informativa, com orientações sobre prevenção será distribuída à comunidade.
Telefones de emergência
Brigada Militar – 190
Polícia Civil – 197
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Rodoviária Estadual – 198
Polícia Rodoviária Federal - 191
Diretoria de Trânsito – 153
SAMU – 192
Ambulância Cidadã – 160
Disque Denúncia - 181
Proibição de venda de bebida alcóolica para menores de 18 anos
Durante a reunião desta terça-feira (26), foi realizada, também, a apresentação do Projeto de Lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e estratégias de segurança para o Carnaval de 2014.
De autoria do Executivo, a Lei 205/2013 que atende à resolução conjunta dos conselhos municipais de Erechim está em tramitação na Câmara de Vereadores e estabelece penalidades administrativas ao estabelecimento que venha a vender, servir e/ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos.
Segundo a diretora do Procon, Eliane Tasca, a proibição de acordo com o Projeto implica no dever de cuidado, proteção e vigilância. “Para que tenhamos o sucesso como o que tivemos com a Lei Anti-Fumo no município, precisaremos contar com a parceria de toda a sociedade, empresários, proprietários de estabelecimentos para que possamos preservar a integridade nos nossos jovens menores de 18 anos”, declara.
Para o comandante do 13º BPM, Ricardo Hofmann, é imprescindível a participação de todos. “Esse Projeto de Lei vem em atendimento à resolução conjunta dos conselhos municipais de Erechim que, em assembleia, considerou a necessidade de conscientização da população acerca dos perigos e malefícios que a bebida alcoólica representa para a sociedade, em especial às crianças e adolescentes”, pontua. Em muitos casos, a bebida alcóolica é a porta de entrada para outras drogas.
Carnaval 2014
Ainda durante o encontro foi firmada parceria entre as entidades, órgãos de segurança e Poder Público para iniciar o debate que objetiva a articulação de estratégias para garantir a segurança no Carnaval de 2014, sem coibir a diversão das pessoas, preservando o cumprimento da legislação e a garantia dos direitos da população de Erechim.