Prefeitura Municipal de Erechim - Governo autua sete transportadores escolares e guincha um veículo por problemas no licenciamento

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7763/governo-autua-sete-transportadores-escolares-e-guincha-um-veculo-por-problemas-no-licenciamento

26/11/2013

Governo autua sete transportadores escolares e guincha um veículo por problemas no licenciamento

Governo autua sete transportadores escolares e guincha um veículo por problemas no licenciamento

Ação, que conta com o apoio da Brigada Militar, tem como foco a segurança das famílias dos 12 mil estudantes atendidos pelo serviço de transporte escolar no município

Preocupado em garantir a segurança das famílias dos 12 mil estudantes que tem seus filhos atendidos pelo transporte escolar em Erechim, o Governo Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, intensifica a fiscalização do serviço. De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, a ação tem como foco principal a segurança dos estudantes e cumprimento da legislação de trânsito. “Com o apoio do 13º Batalhão de Polícia Militar, a Diretoria de Trânsito do município reforçará as ações de fiscalização relacionadas aos permissionários e condutores de transporte escolar”, explica Testa.
Durante a terça-feira (26) equipes de fiscalização atuaram em frente a duas escolas de Erechim. De acordo com a Diretoria de Trânsito, sete veículos de transporte escolar foram autuados por infrações diversas e um deles foi removido mediante guincho por não estar devidamente licenciado, de acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

Mais de 12 mil estudantes utilizam transporte escolar
Segundo a Associação Erechinense dos Transportadores Escolares (AERTE), o município conta com 54 empresas filiadas à AERTE e aproximadamente 250 veículos de transporte escolar, entre particulares e veículos públicos. Somando os estudantes do sistema municipal de ensino, da rede estadual e de escolas particulares, os dados da AERTE apontam que existem cerca de 12 mil estudantes utilizando o transporte escolar diariamente em Erechim.

Segurança dos estudantes é foco da ação
“A segurança dos estudantes no transporte escolar é nossa prioridade, bem como seguir a legislação de trânsito vigente no que tange as normas de circulação, manutenção dos veículos, cadastros de permissionários e condutores”, declara o secretário de Segurança, lembrando que o município já está atendo a essas questões, porém, devido ao registro de ocorrências nas últimas semanas, a fiscalização será reforçada.

Fiscalização intensificada através de segurança integrada
Conforme explica o secretário de Segurança, algumas ocorrências trouxeram à tona o histórico da cidade envolvendo acidente com veículo de transporte escolar. “Infelizmente alguns eventos ocorridos nos fazem lembrar o trágico acidente com o ônibus escolar que vitimou 17 pessoas em setembro de 2004. Sabemos que podemos causar desconforto e imprevistos aos condutores e aos alunos com uma fiscalização reforçada e, para isso contamos com a compreensão das famílias que tem seus filhos transportados, bem como de toda a comunidade de Erechim”, frisa Testa, destacando a atuação integrada da segurança pública na cidade que estará realizando a fiscalização através da Diretoria de Trânsito e Brigada Militar.
“Não queremos que uma tragédia como a de 2004 se repita e para isso é que precisamos da colaboração de todos. Certamente não estamos promovendo uma ‘caça às bruxas’, mas não podemos fechar os olhos para situações como a superlotação dos veículos, falta de cinto de segurança, condutores não habilitados para esse tipo de transporte, falta de documentação exigida de acordo com a legislação, entre outras infrações”, pontua o secretário de Segurança.

Compreensão para garantir o cumprimento da lei
De acordo com Testa, para os permissionários e condutores que estiverem transportando os estudantes em conformidade com a lei, o Governo de Erechim pede a compreensão em nome de um bem maior que é a segurança dos alunos. “Contamos com a parceria de muitos que agem em total conformidade com a legislação, mas para os que estiverem infringindo a lei e, com isso, colocando a vida das pessoas em risco, haverá a punição de acordo com a infração cometida. É preferível que atuemos fortemente agora com o apoio das pessoas, do que mais tarde – depois de algum acidente mais grave, fazendo novamente com que famílias chorem pelos seus filhos”, salienta o secretário de Segurança, pedindo também o apoio da comunidade de Erechim para que, caso presenciem alguma situação de irregularidade em relação ao transporte escolar, entrem em contato com a Diretoria de Trânsito, através do 153 ou com a Brigada Militar pelo número 190.