https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7794/institudo-frum-pelo-fim-da-violncia-contra-crianas-e-adolescentes
02/12/2013
Instituído Fórum pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes
O Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, em parceria com o Ministério Público, Conselho Tutelar e demais entidades parceiras, instituem o Fórum Municipal pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes. O evento, que marca a permanência do trabalho em prol das crianças e adolescentes, foi realizado na tarde de sexta-feira (29), no Auditório do Prédio 8 da URI.
Mobilização para combate e prevenção
A instituição deste Fórum Municipal partiu da mobilização de um grupo de pessoas reunidas em torno do tema “Violência Sexual Intrafamiliar – Debatendo o fenômeno do abuso sexual e discutindo o fortalecimento e integração da rede de serviços” que norteou os debates do Seminário Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizado pela Prefeitura de Erechim em maio de 2013.
Na ocasião, os participantes, mobilizados pela importância do tema e pela necessidade de continuidade do debate, propuseram a instituição de uma comissão para a organização do Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Desde então, a comissão organizadora, formada por representantes da Administração Municipal, através da Secretaria de Cidadania, Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, entre outros órgãos públicos, tem se reunido para debater as diferentes expressões da violência, suas causas, consequências, formas de combate e prevenção.
Enfrentamento à violência sexual
Segundo a secretária de Cidadania, Maria Dolores Mafacioli Gollin a violência sexual de crianças e adolescentes é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos e o seu enfrentamento e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes se configura num grande desafio, sendo um compromisso de toda a sociedade.
“O mais revoltante disso tudo é que muitos casos ocorrem dentro da família, que é justamente quem deveria dar proteção, em vez de promover o abuso. Nós precisamos que todas as entidades andem junto na luta contra a violência infantil. Precisamos de pessoas que estejam compromissadas com o problema. Dizer que o problema é complexo, sentar e cruzar os braços não adianta, é preciso agir. Infelizmente muitos ainda veem o problema e não fazem nada, não denunciam. E isso nós temos que trabalhar muito com a nossa comunidade, as pessoas precisam denunciar, não podem se calar”, declara a secretária de Cidadania.
Espaço permanente
O Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes se constituirá num espaço permanente, aberto às questões relacionadas, especificamente, à violência sexual contra crianças e adolescentes.
De acordo com o promotor da Vara da Infância e Juventude, João Fábio Munhoz Manzano o tema da violência infantil é algo que chama muito a atenção. “Nós discutimos ele através de seminários no primeiro semestre deste ano e vimos a necessidade de debater o problema em um fórum sobre o assunto. O que queremos é montar um fluxograma para fazer o atendimento às vítimas, capacitar profissionais e organizar a mobilização das entidades para melhorar o combate à violência infantil”, pontua o promotor.
“Nós temos dados da violência infantil no estado e no país, mas ainda somos carentes de levantamentos locais. O Fórum tem essa função, de dar início ao diagnóstico do problema aqui no município, com informações mais exatas. Com o levantamento em mãos é mais fácil traçar estratégias e agir contra a violência infantil”, finaliza.