Prefeitura Municipal de Erechim - MEC autoriza residência médica no Hospital Santa Terezinha de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7820/mec-autoriza-residncia-mdica-no-hospital-santa-terezinha-de-erechim

06/12/2013

MEC autoriza residência médica no Hospital Santa Terezinha de Erechim


Nesta quarta-feira (4), data em que comemorou 86 anos de atividades, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) recebeu a confirmação de uma notícia que mais se parece com um presente: o hospital teve seu pedido de residência médica habilitado pelo Ministério da Educação (MEC).

No total, a casa de saúde poderá oferecer até 16 vagas para médicos residentes em quatro especialidades: clínica médica, cirurgia geral, pediatria e gineco-obstetrícia (quatro vagas por especialidade).

Primeiras turmas previstas para março de 2014

Com a confirmação em mãos, a direção do hospital se reunirá na próxima semana com a Comissão de Residência Médica (COREME) da FHSTE para definir os passos seguintes. O objetivo da instituição é o de abrir as primeiras turmas de médicos residentes em março de 2014.

A conquista teve o respaldo da prefeitura de Erechim que, por determinação do prefeito Paulo Polis e da vice-prefeita Ana Oliveira, colocou toda a estrutura de saúde pública do município à disposição do Programa de Residência Médica (PRM). Além deles, a direção da FHST, e a COREME do Santa Terezinha, coordenada pelo Dr. Celso David Lago, com o apoio da Unimed e do corpo clínico do hospital, foram decisivos para a habilitação que permitirá a ampliação da força de trabalho especializada do Santa Terezinha.

Para o prefeito Paulo Polis, a notícia é fundamental para consolidar Erechim como referência em saúde do Norte do Rio Grande do Sul e fortalece o pleito do município pela instalação de um curso de Medicina na cidade. "Quem ganha com isso é a comunidade de Erechim e região, que terá mais médicos prestando serviços em nossa rede pública. Obrigado a todos que colaboraram para chegarmos a este estágio", destaca o prefeito. Ele lembra, ainda, que o Santa Terezinha é um hospital que atende, hoje, 100% SUS, a partir de parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Formando especialistas em Erechim

Conforme o diretor da FHSTE, Rafael Ayub, o Santa já está providenciando as adequações físicas necessárias para receber o Programa de Residência, conforme projeto de expansão da instituição. Ayub explica também que a liberação do MEC é provisória, sendo que o hospital tem um prazo de dois anos para, em efetivando o PRM, conseguir a liberação definitiva. "Com a Residência, passaremos a formar especialistas em Erechim. Em regra, o pessoal formado nos hospitais que tem residência tende a se fixar na cidade, gerando mais força de trabalho num ciclo virtuoso e benéfico à saúde pública regional", reforça o diretor.

A notícia também foi saudada pela vice-prefeita Ana Oliveira, que parabeniza a direção da FHSTE, corpo clínico do hospital, Unimed e os membros da COREME pela histórica conquista. "Gostaria de destacar a participação de cada um dos envolvidos neste processo, especialmente, os profissionais que integram a Comissão de Residência do Hospital (COREME). Sabemos da importância do Programa de Residência em Erechim, e dos ganhos que ele trará, especialmente, a quem mais precisa do atendimento", resume a vice-prefeita.

Compõem a COREME da FHSTE os seguintes membros: coordenador, Dr. Celso David Lago; supervisor da área de Gineco-obstetrícia, Dr. Nelson Fabiano Crespi Sabadin; supervisor da área de pediatria, Dr. Plínio Costa Jr.; supervisor da área de cirurgia geral, Dr. Paulo de Tarso Orengo; supervisor da área de Clínica Médica, Dr. Milton Araújo Serpa; além dos diretores da Fundação, Rafael Martins Ayub e Leonel Lanius.
 
O que é residência médica

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o ?padrão ouro? da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
 
Várias etapas vencidas

Acalentado por anos, o sonho de trazer um Programa de Residência Médica para Erechim ganhou fôlego, e vida, na gestão do prefeito Polis. Para transformar o desejo em realidade, a partir de meados de 2012, várias etapas técnicas e institucionais foram vencidas, sendo que no dia 24 de outubro de 2013 a FHSTE recebeu a visita de avaliadoras do Ministério da Educação, responsáveis pela verificação das condições de implantação do projeto. Antes disso, em setembro, o Hospital havia realizado, sob a coordenação do médico Celso David Lago, o cadastramento do pedido no MEC, junto ao Conselho Nacional de Residência Médica.

A forma de acesso ao programa de residência do Hospital Santa Terezinha deve se dar por meio de processo seletivo.