https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7825/erechim-tem-melhor-escola-de-educao-inclusiva-do-brasil
06/12/2013
Erechim tem melhor escola de educação inclusiva do Brasil
Experiência da Escola Irmã Consolata garantiu 1º lugar do país entre 140 avaliadas
A melhor escola de educação inclusiva do Brasil é de Erechim. Na manhã de hoje (6), o município recebeu o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com a experiência da Escola de Educação Infantil Irmã Consolata. Erechim agora é considerado modelo nacional quando o assunto é incluir estudantes com deficiência em sala de aula.
O exemplo de inclusão da Escola Irmã Consolata, do bairro Koller, com a estudante Samantha Sega, de 5 anos, que tem paralisia cerebral, foi o que garantiu o primeiro lugar em educação inclusiva para o município. Por desenvolver a educação inclusiva em Erechim, a Secretaria Municipal de Educação também foi avaliada e foi considerada a segunda melhor do Brasil. O MEC e a OEI avaliaram 140 projetos em todo o país.
O prêmio foi entregue em Recife, Pernambuco, na presença do secretário de Educação, Alderi Oldra, e da adjunta da pasta, Juliana Bonez, da diretora da Irmã Consolata, Manoela Rigo, e da coordenadora da Educação Inclusiva, Maria Salete Torres.
Em Erechim, são 286 alunos com deficiência incluídos no Ensino Fundamental e 26 na Educação Infantil. A diretora Manoela explica que o diferencial não está apenas na acessibilidade que a escola proporciona e no fato de incluir o estudante em sala de aula, mas também no trabalho em equipe.
“Na escola todos estão preparados para receber o estudante, desde a portaria, até o atendimento em sala de aula. A secretaria de Educação fornece transporte adequado. Além disso, nosso trabalho é feito com professores bidocentes. São dois professores em sala de aula, que atendem tanto ao estudante com deficiência quanto aos demais. E não há um professor principal e um secundário, mas sim os dois têm a mesma importância em sala de aula”, declarou.
Alderi Oldra credita o resultado ao trabalho em conjunto e também ao posicionamento que a administração municipal tem com a área da educação. Segundo o secretário, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, dá liberdade total para os investimentos.
“Quando se fala em investir em educação o prefeito não questiona. Ele nos dá carta branca para buscar o que for necessário para fazer melhorias na área. É por haver pensamento como esse, que temos nos destacado tanto na Educação.Contamos ainda com outras 12 escolas que fazem o mesmo trabalho, não seria injustiça se alguma outra fosse selecionada. Mas tinha que haver uma campeã, e hoje nós comemoramos todos com a Irmã Consolata, que nos representa muito bem”, disse Oldra.
Entre todas as experiências do Brasil, além da Irmã Consolata, Erechim teve também a Escola de Educação Infantil Dom João Aloísio Hoffmann entre as dez melhores do país com experiência de educação inclusiva.
“A Educação é uma área que para nós é prioritária, ao lado da Saúde. Ter o melhor exemplo de educação inclusiva em um país com mais de 5 mil municípios, nos orgulha muito. Concorremos com capitais, com cidades com milhões de habitantes e conseguimos a primeira colocação. Essa é mais uma demonstração de que nosso trabalho com a educação é sério, da creche à universidade, incluindo as pessoas. Sabemos que será através da educação que teremos uma cidade ainda melhor, com mais qualidade de vida e oportunidades para todos”, destacou o prefeito Polis.