https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7834/prefeito-recebe-secretaria-de-educao-e-melhor-escola-inclusiva-do-brasil
09/12/2013
Prefeito recebe Secretaria de Educação e melhor escola inclusiva do Brasil
Polis afirma que vitória da Irmã Consolata é reconhecimento a trabalho de todas escolas
A Escola Irmã Consolata, do bairro Koller, que tem a melhor experiência de educação inclusiva do Brasil, vai servir de incentivo para que todo o Sistema Municipal de Ensino também busque destaque com os trabalhos desenvolvidos em cada escola. Na manhã desta segunda-feira (9), a escola premiada na última semana pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e pelo Ministério da Educação (MEC), foi recebida pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis.
Na recepção estiveram a diretora da escola, Manoela Rigo, a professora Andreia Ceron, a coordenadora Municipal de Educação Inclusiva, Maria Salete, o secretário de Educação, Alderi Oldra, e a secretária adjunta de Educação, Juliane Bonez.
De acordo com Polis, a vitória da Irmã Consolata significa o reconhecimento do trabalho de todo o sistema municipal e da Secretaria de Educação. No mesmo Prêmio de Educação Inclusiva, a secretaria foi considerada a segunda melhor do Brasil e a Escola Municipal Dom João Aloísio Hoffman, do Bairro Cristo Rei, ficou entre as 10 melhores experiências do Brasil.
“A Irmã Consolata está de parabéns pelo trabalho, foi sem dúvidas uma notícia que trouxe muita alegria. Esse prêmio vai muito além, engloba todo um sistema que está em nossas escolas municipais, que promove a inclusão e que conta não só com professores diretores e a secretaria, mas também com o motorista do transporte que leva o aluno para a escola, com a faxineira, com a portaria, com as cozinheiras. Todos se esforçam e se preparam para promover a inclusão”, apontou.
A escola Irmã Consolata garantiu o primeiro lugar com o exemplo de inclusão da estudante Samantha Sega, de 5 anos, que tem paralisia cerebral. O MEC e a OEI avaliaram 140 projetos em todo o país. Em Erechim, são 286 alunos com deficiência incluídos no Ensino Fundamental e 26 na Educação Infantil.
De acordo com a professora Andreia, municípios de outras cidades do Brasil já estão entrando em contato com a escola e pretendem vir ao município para ver como Erechim trabalha a inclusão. “Quando fomos ao prêmio e apresentamos em vídeo o trabalho que é feito aqui em Erechim, muitos disseram 'nossa, vocês têm uma estrutura de primeiro mundo para a inclusão'. Muitos agora querem ver como a gente faz, querem conhecer nosso modelo”, contou.
Na manhã desta terça-feira (10) haverá uma coletiva de imprensa na prefeitura de Erechim, na qual um dos assuntos tratados pelo prefeito Polis será o reconhecimento nacional à educação Erechinense. A entrevista ocorrerá às 10 horas no Salão Nobre.