https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7837/conselho-de-sade-de-erechim-inaugura-sala-prpria
10/12/2013
Conselho de Saúde de Erechim inaugura sala própria
Localizada na Secretaria de Saúde do município, espaço abrigará o acervo documental do Colegiado
O CMS – Conselho Municipal de Saúde de Erechim - reuniu-se nesta segunda-feira (9) para realizar a penúltima reunião ordinária do ano. Em pauta, a apreciação do Regimento Eleitoral, assuntos referentes à FHSTE – Fundação Hospitalar Santa Terezinha e inauguração da sala própria do Colegiado, localizada nas dependências da Secretaria de Saúde.
Os membros da Comissão Eleitoral, Naides Kruger, Cleusa Daronch, Rosely Sponchiado e Sérgio Portugal, detalharam o regimento que norteará a eleição da mesa diretora para o Biênio 2014/2015. Após análise, o documento foi aprovado por unanimidade. A eleição será realizada na última reunião ordinária do ano civil, dia 16 de dezembro, oportunidade em que a mesa diretora entregará o Relatório das Atividades – Exercício 2013 a todas as entidades que tem assento no Colegiado (28 entidades).
O presidente do CMS, cirurgião dentista Jackson Arpini, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Plínio Costa Júnior, e dos conselheiros, inauguraram a sala do Conselho de Saúde, que se localiza no segundo andar da Secretaria Municipal de Saúde. A sala está estruturada com os equipamentos e mobiliários necessários para o bom funcionamento do órgão, que foram fornecidos pelo Ministério da Saúde e pela própria secretaria de Saúde municipal.
Arpini enalteceu a importância do momento, ressaltando que esta era uma reivindicação antiga do conselho. “Estou realmente muito feliz de poder, num dos últimos atos administrativos à frente do Colegiado, inaugurar o espaço próprio.” Segundo ele, a sala abrigará todo o acervo documental e bibliotecário do Conselho, além de centralizar os atos administrativos – viabilizando a realização das reuniões internas das Comissões. Com relação à biblioteca, o presidente destacou que foram catalogados 222 itens, e os exemplares estão à disposição das Entidades, conselheiros, comunidade acadêmica e da população em geral para consultas e pesquisa sobre saúde pública, programas de saúde e legislação.
Por fim, o presidente do conselho agradeceu o poder público pela acolhida da demanda, em especial, o empenho do secretário Plínio e do assessor João Dautartas na concretização do espaço. “A nossa situação como integrante da mesa é transitória, mas a instância deliberativa é de caráter permanente, perpassando presidentes. A sala é pequena em dimensões físicas, mas gigantesca em conteúdo, fazendo referência ao acervo documental”, finalizou Arpini.