https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7853/bandas-marciais-do-espetculo-e-recebem-condecoraes
12/12/2013
Bandas marciais dão espetáculo e recebem condecorações
Músicas populares, marchinhas de Carnaval e até mesmo grandes sucessos internacionais deram o tom do espetáculo do encerramento do ano das bandas marciais das escolas públicas de Erechim. Foram seis apresentações antecedendo as condecorações aos estudantes que mais se destacaram ao longo do ano. As premiações com medalhas e certificados foram entregues por professores, diretoras das escolas e pela Secretaria Municipal de Educação.
As apresentações ocorreram no ginásio do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, na noite de quarta-feira (11). A abertura do espetáculo ficou por conta da Banda Marcial Escocesa José Bonifácio de Erechim, da Escola Estadual José Bonifácio.
Depois da José Bonifácio, cinco bandas do Sistema Municipal de Ensino se apresentaram, das escolas Paiol Grande, Luiz Badalotti, Caras Pintadas, Cristo Rei e Othelo Rosa. As premiações foram divididas em cores, vermelha para destaques do ano, verde para componentes mór, instrutores, professores, membros da diretoria ou colaboradores, e azul para melhor componente do ano.
As premiações levaram em conta comportamento, participação, assiduidade e desempenho artístico. O secretário Municipal de Educação, Alderi Oldra, falou sobre a importância de fazer parte de uma banda e ao mesmo tempo ter foco nos estudos.
“Todos estão de parabéns, pois as bandas nos lugares que se apresentam sempre abrilhantam qualquer espetáculo. É muito bonito de assistir. É muito bom ver que os estudantes fazem parte de uma banda municipal, mas é importante também que, além do talento, haja compromisso com o aprendizado, com bom comportamento, com assiduidade, que são critérios que levaram às premiações”, comentou Oldra.
Na mesma linha do secretário, o instrutor das bandas, Leonário dos Reis, deixou um recado de incentivo aos estudantes que não foram condecorados. A mensagem foi para que no próximo sigam o exemplo de quem recebeu medalhas para também serem premiados.
“Muitos não recebem medalhas e desanimam, ficam tristes. Talvez não recebem porque faltaram alguma apresentação, ou porque tiveram atrasos, ou porque faltou alguma coisinha. Mas não devem desanimar, pois ver seu colega ganhar uma medalha deve servir de incentivo, para se esforçar e buscar uma medalha também no próximo ano. Além disso, não devemos esquecer que somos um time, que ninguém faz uma banda sozinho”, declarou.
Para o próximo ano, segundo antecipa a diretora de Educação Integral Juliana Wrubleski, todas as bandas receberão novos uniformes e novos instrumentos. Além de Juliana, Oldra e Leonário, participaram do evento o conselheiro Municipal de Educação Mauro Lanzana, diretores das escolas, servidores públicos, entidades, professores e pais dos estudantes.