Prefeitura Municipal de Erechim - Conquistas da Educação têm ato público de agradecimento
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/7861/conquistas-da-educao-tm-ato-pblico-de-agradecimento

13/12/2013

Conquistas da Educação têm ato público de agradecimento

 

As conquistas da Educação de Erechim em 2013 foram motivo para um ato público de agradecimento do prefeito Paulo Polis e do secretário Municipal de Educação, Alderi Oldra. A solenidade reuniu professores, diretores, coordenadores dos Sistema Municipal de Ensino e servidores da Secretaria de Educação, na noite desta quinta-feira (12), no Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali.

 

 

 

Foram motivos de entrega de certificados com menções honrosas, a conquista do primeiro lugar do Brasil em Educação Inclusiva, através da Escola Municipal Irmã Consolata, o destaque no Prêmio Gestor Público, através do trabalho de alfabetização do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), o trabalho de inclusão das escolas públicas na 9ª Olimpíada Nacional de Matemática e o desenvolvimento de projetos em favor do meio ambiente, através de todas escolas do município.

 

 

 

O prefeito de Erechim reafirmou o compromisso de dar continuidade aos aumentos salariais e aos cursos de capacitação para os professores municipais e de continuar com a melhoria da infraestrutura das escolas. Polis afirma que vê a Educação como principal meio de impactar de forma positiva o futuro da sociedade.

 

 

 

“Quando criamos o novo plano de carreira aumentando em 50% o salário dos professores, houve questionamentos se sobraria dinheiro para investimentos. Mas valorizar o humano é um grande investimento, tanto que estamos vendo o resultado. Todas as escolas do município cresceram no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), somos modelo de Educação para o Brasil e até internacionalmente. Essa é a prova de que investir na Educação é o caminho certo”, defendeu.

 

 

 

O prefeito deu destaque especial à conquista mais recente, da Escola Irmã Consolata. Em sua fala, Polis pediu para que as outras escolas se sentissem como parte do prêmio, ao lembrar que o trabalho de inclusão envolve 312 crianças e adolescentes com deficiência, distribuídas por todo o Sistema Municipal, na Educação Infantil e no Ensino Médio.

 

 

 

“Essa conquista, de sermos o melhor do Brasil em educação inclusiva, foi uma das maiores alegrias que tive nesses cinco anos de governo. Todas as escolas devem se sentir parte desse prêmio. Fomos representados pela Irmã Consolata, mas vocês professores, de todas as escolas, podem sentir orgulho de dizer que trabalham no município com o sistema de ensino que tem a melhor educação inclusiva do país”, declarou.

 

 

 

Polis também falou sobre o trabalho e o incentivo para buscar mais resultados. “É muito bom ganhar prêmios, sem dúvidas. Mas o que nos deixa mais feliz é ver o resultado social, a gratidão dos pais e dos estudantes, de ver que uma criança com deficiência está lá na sala de aula, aprendendo junto com as outras, porque elas são iguais às outras, não têm diferença. O melhor resultado que podemos ter é a alegria que vemos no rosto de cada pessoa”, disse o prefeito.

 

 

 

O secretário de Educação também deu ênfase ao trabalho das demais escolas, pela conquista do prêmio. Oldra apontou a priorização que a prefeitura tem dado à área da Educação.

 

 

 

 

 

“Todas as escolas do município realizam um trabalho maravilhoso na inclusão. Não tenho dúvidas que qualquer outra escola nossa teria plenas condições de nos representar, todas têm grandes experiências de inclusão, mas fomos representados pela Irmã Consolata, que fez de nós todos vencedores. Esse é o resultado do trabalho de todas direções e professores e também de uma administração municipal que não mede esforços para investir na educação”, afirmou.

 

Também estiveram presentes no ato o secretário Municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, a secretária adjunta de Educação, Juliane Bonez, e a coordenadora do Programa de Educação Inclusiva de Erechim, Maria Salete Torres.