https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7866/professores-de-erechim-mais-bem-preparados-para-tecnologias
16/12/2013
Professores de Erechim mais bem preparados para tecnologias
Professores do Sistema Municipal de Ensino de Erechim vão ficar mais bem preparados para trabalhar com novas tecnologias em sala de aula a partir de 2014, principalmente nas relacionadas à informática. Nesta quarta-feira (16) será encerrado o Curso de Atualização de Multiplicadores para Utilização do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (E-Proinfo), no qual a Secretaria de Educação de Erechim é representada pela Diretora de Informática Educativa, Márcia Silva.
O curso é elaborado pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC) e tem como objetivo promover o uso das tecnologias de informática e comunicações na rede pública, nos ensinos Fundamental e Médio. No ano que vem, a diretora ficará responsável pela implantação das novidades aprendidas, aplicando no Sistema Municipal de Ensino.
No último dia 10, 114 municípios das regiões Alto Uruguai, Zona da Produção, Celeiro e da Grande Santa Rosa, vieram para Erechim para a última reunião presencial do curso, que ocorreu na Escola Municipal São Cristóvão. Cada município enviou um representante, que será responsável por repassar o conhecimento para os professores de sua cidade.
“A partir do ano que vem, nós faremos reuniões e encontros de formação com os professores, para qualificar o ensino com o uso das tecnologias em sala de aula. No curso aprendemos como funciona a educação digital, quais são as novas tecnologias, como elaborar projetos na área e como funcionam as redes de aprendizagem. É esse conhecimento que será repassado para o Sistema Municipal de Ensino”, explicou Márcia.
O processo de qualificação dos professores vai ao encontro do projetos Um Computador por Aluno (Prouca) e Um Computador por Educador (Prouce), que envolve cerca de 4 mil estudantes do Sistema Municipal de Ensino. Desde 2011 a prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Educação, desenvolve os programas que são oferecidos pelo MEC – sendo o Prouce iniciado em 2011 e o Prouca em 2012.
“Sem dúvida o curso do Proinfo vai ter um impacto significativo no Prouca e no Prouce, porque os professores vão ter mais conhecimento para trabalhar com os alunos. Mais atividades podem ser desenvolvidas. O MEC repassa os recursos, como computadores, materiais digitais e conteúdos educacionais e nós do município garantimos a estrutura para o recebimento e capacitamos os professores. É nesse momento, da capacitação, que o Proinfo tem papel importante”, disse Márcia.