Prefeitura Municipal de Erechim - Jovens e adultos conquistam sonho de diploma

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/7872/jovens-e-adultos-conquistam-sonho-de-diploma

17/12/2013

Jovens e adultos conquistam sonho de diploma

Jovens e adultos conquistam sonho de diploma

 

Formatura do CEJA conta com 190 formandos, que concluíram Ensino Fundamental

 

 

 

 

 

O sonho de concluir o Ensino Fundamental, para aqueles que por um motivo ou outro não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, foi conquistado por 190 jovens na noite desta segunda-feira (16). A partir de agora, os estudantes que concluíram a etapa através do projeto do Centro Municipal da Educação de Jovens e Adultos (CEJA) vão poder dar sequência aos estudos tanto no Ensino Médio, como em cursos profissionalizantes.

 

 

 

A formatura, realizada às 19 horas no Centro Cultural 25 de Julho contou, além da colação, com apresentações dos estudantes, que recitaram versos e cantaram músicas. Com a conclusão dos 190 alunos, o CEJA atinge a marca de 780 jovens e adultos que, desde sua criação, em 2010, alcançaram a conquista do Ensino Fundamental. O secretário Municipal de Educação, Alderi Oldra, falou sobre o impacto social do trabalho do CEJA.

 

 

 

“Quando cheguei para assistir à formatura, uma pessoa olhou para os estudantes e comentou – nossa, são tantos assim?' – E eu respondi – que bom que são'. É muito gratificante trabalhar com Educação de Jovens e Adultos, porque sabemos que é algo que abre portas para as pessoas, que dá novas oportunidades e que com certeza vem mudando a vida de muita gente. Daqui pra frente vocês (estudantes) vão poder seguir os estudos e se profissionalizar, isso é o que importa”, disse.

 

 

 

Para que a educação de jovens e adultos dê certo, o CEJA conta com parceria das escolas públicas municipais, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Erechim, dos sindicatos da Alimentação e dos Metalúrgicos, da Igreja Assembleia de Deus, da Obra Promocional Santa Marta, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

 

 

O programa já recebeu uma série de menções e prêmios, tanto em nível estadual, quanto nacional e até internacional. O mais recente foi o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público 2013, concedido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado (Sindifisco-RS), que avalia programas que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se instala.

 

 

 

O mais importante foi a Medalha Paulo Freire, concedida pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC), em 2012. O prêmio identifica, reconhece e estimula experiências educacionais e políticas, programas e projetos que contribuam para educação de jovens e adultos no Brasil. Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), publicou o trabalho do CEJA em nível mundial.

 

 

 

O secretário Municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, deu destaque às parcerias que viabilizaram o CEJA, e ressaltou a união como fundamental para que o programa alcançasse o êxito. Ele também defendeu a importância do estudo.

 

 

 

“Não se faz educação sozinho. Se não houvesse as parcerias, tanto das entidades que fazem parte do projeto, quanto dos pais e familiares dos alunos, nada disso seria possível. Sem educação, não vamos a lugar nenhum, ela é o caminho para mudar a nossas vidas. Por isso, não parem por aqui, sigam estudando sempre”, pediu.

 

 

 

A diretora do CEJA, Rute Imlau, comentou sobre o resultado de priorizar a educação. “Investir na educação é estar no rumo certo. Por isso agradeço à prefeitura de Erechim por não medir esforços para investir na educação e tratá-la como prioridade no nosso município. Com o CEJA, são centenas de pessoas que agora podem planejar ir mais longe na vida.”

 

 

 

Os formandos do CEJA receberam seus certificados de conclusão das mãos dos secretários Oldra e Anacleto, da diretora Rute, do diretor do IFRS, Eduardo Predebon, da Coordenadora da Divisão da EJA, Márcia Sponchiado, da presidente do Sindicato da Alimentação, Claudia Ferigollo, do presidente do Círculo de Pais e Mestres do CEJA, Altair Santin, e da presidente do Conselho Municipal de Educação de Erechim, Maria Salete Torres.