https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7877/erechim-registra-crescimento-de-107-no-pib-e-avana-em-importncia-no-rs
18/12/2013
Erechim registra crescimento de 10,7% no PIB e avança em importância no RS
Dados foram revelados esta semana pela FEE, em conjunto com o IBGE, e são referentes ao ano de 2011
O município de Erechim registrou, entre 2010 e 2011, crescimento de 10,7% no seu Produto Interno Bruto (PIB). O resultado representou um dos 10 maiores ganhos absolutos de participação do Estado no período, e colocou a cidade como a 15ª economia do RS (ganhando duas posições no ranking).
O levantamento é realizado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE-RS), em conjunto com o IBGE. Conforme o prefeito Paulo Polis, os números reforçam o momento ascendente da economia municipal, especialmente, nos setores da indústria e serviços. “O PIB dos municípios é calculado em valores nominais, ou seja, incorpora, além da variação de volume, a variação de preços. Desta forma, no somatório geral, podemos comemorar o resultado, até mesmo por que enquanto crescemos quase 11%, o Estado registrou uma variação positiva de 4,4% no período”, detalha o prefeito.
Segundo ele, o resultado afirmativo é fruto da parceria firmada entre o governo de Erechim e a comunidade, por meio de incentivos e da abertura de novas oportunidades à classe empresarial, estudantes e população em geral. “Além de ouvirmos a comunidade, que é parte de integrante do processo de gestão municipal, abrimos as portas para investimentos de outras esferas de governo, o que nos garante a obtenção de recursos fundamentais em infraestrutura, saúde e educação, permitindo que o crescimento seja constante e sustentável”, reforça Polis, lembrando, ainda, o perfil empreendedor do erechinense. “O PIB reforça outros indicadores positivos de Erechim, que vão da geração de emprego à qualidade do ensino oferecido, da creche à universidade. Nosso desafio é seguirmos melhorando estes indicadores e oferecendo mais oportunidades e qualidade de vidas às pessoas”, finaliza o prefeito.
Em números absolutos, o PIB de Erechim, em 2011, alcançou a marca de R$ 2,7 bilhões (1,02% do total do RS). A participação do setor de serviços representou 59,7% da economia local, a indústria 38,38% e a agropecuária 1,92%.
O PIB per capita (por pessoa), no período, foi de R$ 27.911,00.
Fonte: FEE/Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Contabilidade Social