https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7880/secretaria-de-desenvolvimento-econmico-analisa-ano-de-2013-e-realiza-projees
19/12/2013
Secretaria de Desenvolvimento Econômico analisa ano de 2013 e realiza projeções
Ampliação da Semana do Empreendedorismo e do Feirão do Emprego, novos cursos de qualificação e criação da Rua do Desenvolvimento são as principais metas da secretaria para 2014
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob coordenação do secretário Edgar Marmentini, vem trabalhando com planejamento estratégico para contribuir para o importante momento de crescimento da cidade de Erechim. A pasta procura proporcionar investimentos, gerar empregos e qualificação de mão de obra e encontrar soluções para o desenvolvimento econômico da cidade, trabalhando em sintonia com empresas e instituições locais.
Mais de R$ 11 milhões em microcrédito já distribuídos
Erechim, atualmente, é uma das cidades modelo em financiamento de Microcrédito no Rio Grande do Sul. Com esta marca, muitos erechinenses têm oportunidade de ampliar seus negócios, o que gera mais emprego e renda, alavancando a economia. Já são 1360 beneficiados no município, totalizando R$ 11,5 milhões em crédito distribuído a empresas erechinenses.
Feirão do Emprego e I Semana do Empreendedorismo
Erechim possui um povo empreendedor. Pensando nisso, a secretaria realizou neste ano a primeira edição da Semana do Empreendedorismo e do Feirão do Emprego. Durante estes dias, capacitações, palestras e oportunidades de negócios foram coordenadas pelo Governo Municipal. No dia 5 de outubro, cerca de 4,5 mil pessoas foram à Praça Júlio de Castilhos para participarem do Feirão do Emprego, que teve por objetivo estreitar relações entre empregadores e possíveis empregados.
“Nossa secretaria tem uma importante função de ser um canal de ligação entre as empresas e os trabalhadores, fortalecendo a rede econômica da cidade. O Feirão do Emprego teve uma função essencial neste processo, e deve ser ampliado para 2014, pois sua receptividade foi muito boa, tanto por parte das empresas quanto da população”, destaca Marmentini, ressaltando que o Feirão será um evento à parte, fora da Semana do Empreendedorismo. Além do Feirão, a secretaria agora disponibiliza, através do site da Prefeitura de Erechim, uma página para pesquisa de empregos na cidade – o Busque Empregos.
Novos distritos industriais e qualificação de mão de obra
Projetando o crescimento da cidade, além da conclusão da fase IV do Distrito Industrial, e que possibilitará a instalação de outras 10 empresas na cidade, a secretaria adquiriu a área para a criação de novo distrito industrial, localizado na BR 153, saída para Concórdia. Neste local, serão instaladas empresas que atualmente ocupam a lista de espera. Marmentini ressalta que, em 2014, o Governo Municipal pretende avançar no projeto do Distrito Industrial Norte.
Para preencher novos postos de trabalho, a secretaria também segue oferecendo cursos de qualificação de mão-de-obra gratuitos para a população, através do programa Qualificar Para Gerar Oportunidades, promovido em parceria com o sistema S. Anualmente, mais de mil pessoas são capacitadas em diversas áreas de atuação, para buscarem junto ao mercado de trabalho oportunidades melhores de atuação profissional.
Acordo de cooperação com Pronatec deve ser assinado em 2014
O trabalho de qualificação profissional deve ser ampliado em 2014. A principal medida para isto é a assinatura de um termo de cooperação entre o município e o Governo Federal, que deve trazer para Erechim cursos de qualificação do Pronatec. Neste novo programa, intitulado Pronatec Brasil Maior, as empresas da cidade poderão qualificar e requalificar seus funcionários para crescerem profissionalmente. Todos os cursos ofertados pelo Pronatec Brasil Maior serão gratuitos.
Mais de 2 mil novos empregos gerados no ano
Erechim segue como um dos destaques na geração de empregos no Rio Grande do Sul. Em levantamento do Ministério do Trabalho, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o município ocupa posição entre os 10 maiores polos geradores de emprego no Estado. O cálculo é gerado através da soma de novos empregos, subtraindo o total de desligamentos registrados no Ministério no período. Em 2013, a cidade atinge saldo superior a 2,2 mil vagas geradas.
Alvará Online
Outra inovação da secretaria de Desenvolvimento Econômico em 2013 foi o lançamento do Alvará Online, um sistema informatizado de solicitação de alvará de funcionamento e/ou cadastro municipal de contribuinte. “Essa ferramenta facilitadora é o primeiro passo que o Governo Municipal dá em relação à inovação relacionada ao assunto em questão. Além disso, a proposta vem para qualificar o serviço público prestado à sociedade”, explica o secretário, afirmando que, através desta iniciativa, o alvará deve ser expedido em no máximo sete dias, agilizando o serviço.