Prefeitura Municipal de Erechim - Estratégia de Saúde da Família amplia atendimento nas comunidades do interior

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7881/estratgia-de-sade-da-famlia-amplia-atendimento-nas-comunidades-do-interior

19/12/2013

Estratégia de Saúde da Família amplia atendimento nas comunidades do interior

Estratégia de Saúde da Família amplia atendimento nas comunidades do interior

A Estratégia de Saúde da Família de Erechim amplia sua atuação no interior do município, e passa a atender em outras cinco comunidades: Povoado Coan, KM 10 – Dourado, Bairro Peccin, KM 7 – Barragem da Corsan, e KM 10 Povoado Argenta. Para a realização do serviço, três novos agentes foram contratados, formando mais uma equipe de Estratégia Agentes Comunitários de Saúde (EACS), unindo-se às equipes que já trabalhavam nos distritos de Capo-erê e Jaguaretê, realizando visitas domiciliares a famílias do interior do município.

A secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla, ressalta a importância do serviço prestado pelos agentes comunitários, que fazem uma aproximação fundamental entre a população e os serviços públicos de saúde. “É um trabalho que contribui para a humanização do serviço de saúde, pois leva informações e serviços até as pessoas, e por isso é importante que ele siga sendo ampliado, atendendo inclusive as comunidades do interior do nosso município. Os agentes fazem”, ressalta Colla.

As Equipes de Saúde da Família atendem, hoje, em oito UBSs da cidade. Elas estão distribuídas da seguinte forma: três equipes na UBS do Grande Progresso; duas equipes nas UBSs do Aldo Arioli, São Cristóvão, Atlântico (e, desde setembro, São Vicente de Paulo); uma equipe nas UBSs do bairro Paiol Grande, Presidente Vargas e Bela Vista. Nas UBSs dos distritos de Capo-erê e Jaguaretê, distritos do interior de Erechim, atuam duas equipes de Estratégia Agentes Comunitários de Saúde (EACS), composta por um enfermeiro e por agentes comunitários de saúde.

Área de cobertura abrange quase 50% da população

Atualmente, a área de cobertura das 14 Equipes de Saúde da Família (EFSs) em funcionamento, juntamente com as três EACSs do interior, compreendem uma área de cobertura de aproximadamente 50% da população erechinense – em 2008, este número era de 30%. Segundo a secretaria de Saúde do município, o trabalho do programa é de extrema importância para a reestruturação do sistema municipal de saúde, focando na prevenção e na proximidade entre a população e as UBSs da cidade. O objetivo é que novas equipes sejam integradas no próximo ano.