https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7909/parise-avalia-melhora-na-vida-do-produtor-em-2013
26/12/2013
Parise avalia melhora na vida do produtor em 2013
Agricultura foca em melhores condições de trabalho e programas por mais renda
A vida do produtor teve melhora em 2013. É o que avalia o secretário Municipal de Agricultura, Luis Parise, ao fazer um levantamento sobre as ações que foram realizadas durante o ano. Além das estradas que dão acesso a diversas propriedades, que ficaram mais seguras com alargamentos e novas pontes, o secretário aponta ainda a melhoria na renda, com novas feiras, participação na alimentação escolar e parcerias com os governos Estadual e Federal.
As novas feiras e agroindústrias familiares estão entre as principais intervenções da secretaria para mudar a vida do agricultor. Em 2013 foram encaminhadas duas novas feiras, uma delas no São Cristóvão, que em breve atenderá em novas instalações, e outra no Entre Paióis. Durante o ano também duas agroindústrias foram inauguradas.
“As agroindústrias dão ao produtor a oportunidade dele beneficiar o produto e ter mais renda. Vender queijo ou iogurte, por exemplo, traz mais lucro do que vender somente o leite. Da mesma forma, as feiras são um espaço extra para que agricultores familiares, não só de Erechim, mas como da região Alto Uruguai, vendam seu produto na cidade e comercializem com mais facilidade o que produzem”, disse Parise.
As feiras, segundo números da secretaria, tem um faturamento total de cerca de R$ 200 mil por mês. Mais de duzentas famílias são beneficiadas, sendo 109 diretamente e pelo menos mais 100 de forma indireta. A meta até 2016 é investir mais de um milhão em feiras no centro e bairros.
Programas dos governos Federal e Estadual, que envolvem plantio de trevos para alimentação do gado, repasse de calcário para melhorar o solo, além de recursos com maquinários, também são apontados por Parise como fundamentais para melhorar a produtividade.
“Através do Estado, foram mais de 340 toneladas de calcário entregues nas propriedades rurais de Erechim. O produto neutraliza solos que tem acidez elevada e melhora em até 40% a produção. Da mesma forma temos o trevo para a alimentação animal, que é uma planta com bastante proteína e aumenta de forma significativa a produção de leite”, explicou o secretário.
Da secretaria, lembra Parise, os agricultores familiares receberam programas para a construção de novos açudes e mais cisternas e também doação de mudas para aqueles que apostam na fruticultura. Outro projeto que teve sequência, foi o da alimentação escolar comprada 100% da agricultura familiar, realizado em conjunto entre as secretarias de Agricultura e Educação.
Com as intervenções nas estradas, pelo menos 20 comunidades do interior foram beneficiadas. Segundo Parise, as melhorias envolveram construção de novas pontes, bueiros, travessias sobre tubos de concreto, além de alargamentos.“Muitas estradas, além de serem estreitas, estavam sendo invadidas pelo mato. Nós não só fizemos a limpeza das vias do interior, como também alargamos. Além disso, as novas travessias e pontes trouxeram mais segurança”, explicou.
Para 2014, adianta Parise, novos maquinários serão destinados à secretaria, através de projetos com o Governo Federal. Com a chegada, garante o secretário, será possível fazer os atendimentos aos locais que ainda estão carentes de intervenções. “Nós melhoramos consideravelmente os acessos, mas ainda temos muitos pontos para atender. Com as novas máquinas vamos dar mais volume ao atendimento das demandas”, afirmou.
Junto aos acessos, para o próximo ano, a ampliação das feiras da agricultura familiar e incentivos para novas agroindústrias estarão entre os focos. “Precisamos cada vez mais investir no campo e dar melhores condições, tornar o meio rural um local interessante para que o produtor permaneça e tenha prosperidade. Essa é uma das formas de evitar o êxodo rural e garantir que tenhamos alimentos no futuro”, apontou Parise.