https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7920/prefeito-confere-obras-do-trevo-de-acesso--uffs
31/12/2013
Prefeito confere obras do trevo de acesso à UFFS
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, esteve nesta segunda-feira (30), conferindo o andamento das obras do trevo de acesso à Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), às margens da ERS-135. Depois de contratempos burocráticos, que atrasaram o início da construção, o trabalho da empresa responsável pelo trevo vem sendo acelerado. A obra, sob a responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), deverá estar concluída em fevereiro - possibilitando que a UFFS inicie o seu ano letivo no novo campus, no mês de março.
Segundo Polis, o trevo é fundamental para que tanto os usuários daquele trecho da rodovia como os acadêmicos, professores e direção da UFSS se dirijam ao campus com segurança. “A UFFS, por si só, já é uma conquista coletiva e histórica de Erechim e região. Agora, vamos acompanhar o andamento dos trabalhos do trevo, na expectativa de que os estudantes da Universidade possam se deslocar ao novo campus com segurança e conforto", destaca o prefeito.
Conforme o diretor da UFFS, Ilton Benoni, a transferência das atividades da Universidade, hoje realizadas no Seminário Nossa Senhora de Fátima, na Escola Estadual Érico Veríssimo e na Escola Estadual José Bonifácio, deve ocorrer logo que as obras do acesso estejam concluídas. Isso porque boa parte da estrutura interna do Campus - levando em consideração a primeira fase de implantação - já está concluída, como por exemplo os 31 laboratórios didáticos e o Bloco A, onde ficarão, nesse primeiro momento, salas de aula, setores acadêmicos e administrativos.
O novo campus da UFFS na ERS-135 foi construído em área doada pelo governo de Erechim, ainda na primeira gestão do prefeito Polis e da vice Ana Oliveira.
A UFFS
A Universidade Federal da Fronteira Sul é uma instituição de ensino superior pública e popular. Criada pela lei no 12.029, de 15 de setembro de 2009, a UFFS abrange os 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul - Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.
Desde sua criação, a UFFS conta com cinco Campi: Chapecó, em Santa Catarina, sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná, e Cerro Largo e Erechim, no Rio Grande do Sul. Com 33 cursos em 42 turmas ingressantes anualmente, a Universidade prevê ter 10 mil alunos nos primeiros cinco anos de atividade.
As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional, visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva - e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).