https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7933/erechim-deve-se-consolidar-como-referncia-regional-em-sade-em-2014
06/01/2014
Erechim deve se consolidar como referência regional em saúde em 2014
No ano de 2013, encaminhamentos garantiram avanços que devem render importantes conquistas. Governo Municipal faz prospecção de avanços para este novo ano.
O sistema de atendimento em saúde de Erechim vem se tornando referência para a região Alto Uruguai e norte do Estado. Com um dos melhores hospitais públicos do Rio Grande do Sul e cada vez mais próximo de receber um curso de medicina e residência médica, a cidade vê sua rede de atendimento sendo ampliada progressivamente, com construção de novas Unidades Básicas de Saúde e centros de atendimento, além da ampliação das equipes que atuam nos diversos bairros da cidade.
Fundação Hospitalar Santa Terezinha terá capacidade de atendimento duplicada
As obras na Fundação Hospitalar Santa Terezinha avançaram ao longo de 2013, e devem ser inauguradas em 2014. Com a ampliação do bloco cirúrgico do hospital, a capacidade de atendimento será duplicada. “Hoje contamos com cinco salas de cirurgia e realizamos, em média, 600 procedimentos por mês. Com a construção deste novo Centro Cirúrgico, passaremos a contar com 11 salas, o que duplicará nossa capacidade de procedimentos cirúrgicos, além da ampliação da Central de Materiais Esterilizados”, destaca o diretor da FHST, Rafael Ayub. O diretor lembra também que a construção das 10 novas salas cirúrgicas permitirá que no local das atuais salas seja ampliado o espaço para UTI´s e centro obstétrico.
Além disso, o novo centro de Oncologia, que também está em construção atualmente, com um total de investimento de R$ 6,2 milhões, aumentará em 100% a capacidade de atendimento da Radioterapia e em 50% o atendimento da Quimioterapia. A obra também contemplará uma farmácia central de manipulação de radioterápicos. Além destes avanços, o Hospital passou atender 100% através do SUS, após pedido protocolado pelo prefeito Paulo Polis junto ao Governo do Estado.
Curso de Medicina em Erechim
O Ministério da Educação confirmou Erechim entre os 49 municípios brasileiros pré-selecionados para a implantação de cursos de graduação em medicina por instituições de particulares de educação superior. Foram indicados municípios de 15 estados das cinco regiões do país, com a previsão de oferta de aproximadamente 3,5 mil vagas em cursos.
No início de 2014, Erechim e os demais municípios pré-selecionados devem receber visitas in loco de comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes.
O projeto técnico de Erechim apresentado ao MEC esteve sob a liderança do prefeito Paulo Polis, e corpo funcional do governo, envolvendo as secretarias de Saúde e Coordenação e Planejamento, o Conselho Municipal de Saúde, e teve apoio do deputado federal Marco Maia. Há cerca de três meses, Polis esteve em Brasília discutindo o assunto diretamente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Hospital apto a receber Residência Médica
A Fundação Hospitalar Santa Terezinha também está apta a receber residência médica. A confirmação foi recebida do Governo Federal em 2014, através do Ministério da Educação (MEC). No total, a casa de saúde poderá oferecer até 16 vagas para médicos residentes em quatro especialidades: clínica médica, cirurgia geral, pediatria e gineco-obstetrícia (quatro vagas por especialidade). A conquista teve o respaldo da prefeitura de Erechim que, por determinação do prefeito Paulo Polis e da vice-prefeita Ana Oliveira, colocou toda a estrutura de saúde pública do município à disposição do Programa de Residência Médica (PRM). Além deles, a direção da FHST, e a COREME do Santa Terezinha, coordenada pelo Dr. Celso David Lago, com o apoio da Unimed e do corpo clínico do hospital, foram decisivos para a habilitação que permitirá a ampliação da força de trabalho especializada do Santa Terezinha.
Novas UBSs levam estrutura de saúde para os bairros
Os avanços na saúde não acontecem apenas no Santa Terezinha. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca que um sistema de saúde funcional é também reflexo de uma saúde básica consistente, com a estrutura necessária para atender a demanda dos bairros da cidade. Em virtude disso, em 2013, 3 UBSs foram ampliadas e reinauguradas, nos bairros São Vicente de Paulo/Parque Lívia, Atlântico e São Cristóvão. Em 2014, 2 atualmente em construção devem ser inauguradas (nos bairros Presidente Vargas e Aldo Arioli), e outras 4 já estão com construção aprovada pelo Governo Federal, no distrito de Jaguaretê, e nos bairros Centro, Progresso e Estevam Carraro para terem suas obras iniciadas durante o ano.
Ampliação das Equipes de Saúde da Família fortalece saúde básica de Erechim
Erechim teve um avanço de 9 para 14 Equipes de Saúde da Família entre 2009 e 2013. Além disso, outras três equipes foram instaladas no interior do município para atenderem comunidades do interior. Diariamente, estas equipes percorrem residências da cidade para atendimento domiciliar, encaminhando atendimentos em consultório e nos postos de saúde. A cobertura já chega a quase 50% da população da cidade, e o objetivo do Governo Municipal é de que, em 2014, novas equipes sejam integradas, ampliando ainda mais a abrangência.
As Equipes de Saúde da Família atendem, hoje, em oito UBSs da cidade. Elas estão distribuídas da seguinte forma: três equipes na UBS do Grande Progresso; duas equipes nas UBSs do Aldo Arioli, São Cristóvão, Atlântico (e, desde setembro de 2013, São Vicente de Paulo, última equipe instalada); uma equipe nas UBSs do bairro Paiol Grande, Presidente Vargas e Bela Vista. Nas UBSs dos distritos de Capo-erê e Jaguaretê, distritos do interior de Erechim, atuam duas equipes de Estratégia Agentes Comunitários de Saúde (EACS), composta por um enfermeiro e por agentes comunitários de saúde, e outra equipe abrange as comunidades de Povoado Coan, KM 10 – Dourado, Bairro Peccin, KM 7 – Barragem da Corsan, e KM 10 Povoado Argenta.
Unidade de Pronto Atendimento deve ser inaugurada em 2014
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será uma nova alternativa para pronto atendimento em Erechim, desafogando o pronto socorro do Hospital Santa Terezinha. A obra está com construção avançada, e deve ser inaugurada ainda em 2014. A Unidade conta com investimento global entre União e município de R$ 2.120.470,00, e está sendo construída em uma área de 3.100m², na rua Alemanha esquina com a rua 20 de Setembro, próximo ao hospital Santa Terezinha. A UPA capacidade para 300 atendimentos diários de urgência e emergência.
Novos centros de atendimento em saúde especializada
No mesmo prédio da UPA, também deverá funcionar a Unidade de Coleta de Transfusão, que deverá ser inaugurada junto com a Unidade. Além dela, outros centros de atendimento devem ser inaugurados em 2014: o Centro de Referência da Mulher, que deverá ser inaugurado ainda neste mês de janeiro, ao lado da Secretaria de Saúde do Município, e será especializado em atendimento à mulher; e o Centro de Especialidades Odontológicas, projeto desenvolvido em parceria com a URI – Campus de Erechim.
O CEO universitário que será implantado em Erechim segue os moldes do implantado na UFRGS, oferecendo atendimento especializado em odontologia em 5 áreas: endodontia, periodontia, atendimento a pacientes especiais, cirurgia oral menor e diagnóstico com ênfase em câncer de boca. Os pacientes que serão atendidos no CEO serão todos referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde do município através do SUS.
Para prefeito Polis, avanços consolidam Erechim como polo de saúde
O prefeito Paulo Polis destaca que o momento é de extrema importância para a cidade nesta área. “Assim como também vem acontecendo na educação, estamos construindo nestes últimos anos alguns avanços significativos que terão reflexo não apenas nos próximos dois ou cinco anos, mas nas próximas décadas. Nosso sistema de saúde está sendo fortalecido para atender à demanda de toda região, e mesmo que a cidade cresça, o que deve acontecer nos próximos anos, com estas prospecções teremos uma estrutura preparada para atender nossa população, desde os bairros até o centro, desde o atendimento básico até o especializado em áreas delicadas como a oncologia. Erechim está se consolidando como uma cidade com uma qualidade de vida especial para sua população, e isso se deve à soma de esforços de diversas pessoas que trabalham para continuarmos crescendo e nos estruturando”, declara o prefeito.