https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7971/procon-registra-mais-de-79-mil-atendimentos-em-2013
13/01/2014
Procon registra mais de 7,9 mil atendimentos em 2013
Empresas de telecomunicações estão no topo da lista das reclamações, representando mais de 43% dos atendimentos registrados
O Governo de Erechim, através da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, registrou 7.977 atendimentos em 2013. Apenas em dezembro, o Procon atendeu 718 pessoas.
Desse total de atendimentos do ano de 2013, mais de 93% são consumidores residentes em Erechim que procuraram a entidade e cerca de 7% de outras cidades da região. Ainda, 95,35% foram atendimentos pessoais, 3,56% atendimentos telefônicos, 0,26% certidões negativas e 0,83% de solicitações respondidas por e-mail. Segundo dados do relatório do Procon, mais de 43% dos atendimentos estão relacionados ao setor de telecomunicações, que abrange telefonia fixa, telefonia móvel, internet (fixa e móvel) e TV por assinatura.
Garantia dos direitos do consumidor
De acordo com a diretora do Procon, Eliane Tasca, as empresas de telecomunicações tem ocupado, com frequência, o topo da lista de atendimentos onde os clientes, de alguma forma, manifestaram-se insatisfeitos com a prestação dos serviços. “É importante salientar que os consumidores de Erechim e região estão ficando cada vez mais atentos aos seus direitos e para garantir que suas reivindicações tenham voz, o Procon tem atuado de forma intensiva ao longo dos últimos anos”, frisa.
“A Administração Municipal prima pelo compromisso com o resultado e os canais de comunicação – como o Procon – são importantes meios de ampliar o diálogo com a comunidade. A defesa do consumidor é imprescindível e o poder público, através das ações do Procon, está fazendo a sua parte”, destaca Eliane.
Em relação a média mensal, a diretora do Procon ressalta o crescimento no número de atendimentos. “Percebemos pelos registros nos relatórios mensais do Procon, que a média mensal tem crescido. Iniciamos 2013 com uma média de 500 atendimentos por mês e a partir do segundo semestre ultrapassamos esse número, registrando cerca de 700 pessoas atendidas a cada mês”, afirma a diretora.
Política de proteção e defesa do consumidor
Segundo Eliane, o Procon tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores. “O Procon é um canal de comunicação e de defesa do consumidor e isso se dá através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos”, explica a diretora do Procon.
Atendimento Procon
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