Prefeitura Municipal de Erechim - Município zera demanda reprimida no serviço de cardiologia

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8018/municpio-zera-demanda-reprimida-no-servio-de-cardiologia

23/01/2014

Município zera demanda reprimida no serviço de cardiologia

Município zera demanda reprimida no serviço de cardiologia

Na área de psiquiatria município também amplia serviço e dobra os atendimentos mensais

A saúde de Erechim segue construindo avanços fundamentais. Conforme relatório da Secretaria de Saúde, desde o segundo semestre de 2013, com intervenções pontuais como a inauguração do Ambulatório de Cardiologia e a contratação de mais profissionais, o tempo de espera para exames cardiológicos e consultas psiquiátricas na rede municipal diminuiu significativamente, acabando com a demanda reprimida a ampliando a capacidade de atendimentos ao mês.

Mais oferta de exames cardiológicos

Na área da cardiologia, o Ambulatório, localizado na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, proporcionou uma grande redução no tempo de espera. Se antes o paciente levava até seis meses para ser atendido, agora a consulta é realizada em até 40 dias. A capacidade mensal de atendimentos também cresceu, de 65 consultas/mês para 250 consultas/mês, possibilitando que a demanda reprimida registrada em julho de 2013, de aproximadamente 800 pacientes, pudesse ser plenamente atendida até o final do ano.

O ambulatório ampliou também a oferta de exames cardiológicos em Erechim. Antes, apenas o ecocardiograma dobbler podia ser realizado no município – para os demais exames, a Secretaria de Saúde precisava encaminhar pacientes para outros municípios, como Passo Fundo. Agora, o local oferece exames de Holter 24 horas por dia, teste hergométrico, ecocardiograma transesofágico e tempo de protrombina. Além disso, também oferecerá cardiopediatria uma vez ao mês.

Psiquiatria dobra o número de atendimentos mensais

Já na área da psiquiatria, com a contratação de novo profissional, a Secretaria de Saúde dobrou o número de atendimentos realizados no mês – passando de 100 para 200 consultas. O tempo de espera também diminuiu significativamente: antes, os pacientes aguardavam até três meses para serem atendidos; agora, o atendimento é realizado, em média, em até 30 dias. Todos os pacientes da psiquiatria são consultados anteriormente por uma psicóloga, que realiza a triagem e o encaminhando adequado para casa caso.

O prefeito Paulo Polis destaca que o Governo de Erechim trabalha, desde 2009, visando a humanização dos serviços públicos de saúde. “Desde grandes obras, como a construção do novo bloco cirúrgico da Fundação Hospitalar Santa Terezinha e a construção de novas UBSs, até ações pontuais, como a contratação e capacitação de mais profissionais, todas estas ações têm como foco tornar a saúde pública mais humana e acolhedora, com agilidade e precisão no atendimento”, destaca o prefeito.