Prefeitura Municipal de Erechim - Castelinho tem vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8042/castelinho-tem-vistoria-do-instituto-do-patrimnio-histrico-e-artstico-do-rs

29/01/2014

Castelinho tem vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS

Castelinho tem vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS
Castelinho tem vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS

 

Prédio histórico terá nesta semana edital para reforma interna

 

 

 

 

 

O prédio do Castelinho recebe uma comitiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (Iphae-RS) para vistoriar se as obras de restauro estão de acordo com o que foi firmado em contrato, entre a empresa responsável e o Poder Público. Na tarde desta quarta-feira (29), a diretora do Iphae, Miriam Rodrigues, a arquiteta do Iphae Alice Cardoso e o responsável pelo projeto do restauro, Fernando Oltramari, foram inspecionar a obra.

 

 

 

De acordo com a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, até esta sexta-feira (31) será lançado o edital de licitação, que prevê a reforma interna do prédio. Além da recuperação das madeiras, haverá também novas instalações elétricas, hidráulicas e a implantação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). O Castelinho é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual.

 

 

 

“A prefeitura vai entregar o restauro do Castelinho ainda neste ano. Ele, junto com o prédio da prefeitura, vai ser o marco inicial de preservação do patrimônio histórico do nosso município. Já temos muito do nosso patrimônio histórico catalogado, para promover a preservação. Mas para isso, pretendemos antes debater com a sociedade o assunto”, declarou Ana.

 

 

 

A diretora do Iphae explica a vistoria no prédio histórico. Segundo ela, Erechim tem um grande acervo arquitetônico, que precisa ser preservado, que envolve a arquitetura dos imigrantes e as construções em Art Déco, que são comparáveis às de Miami, nos Estados Unidos. – A cidade norteamericana possui o maior acervo de Art Déco do mundo – . Além da vistoria, Miriam também ficou à disposição da prefeitura para tirar dúvidas quanto ao projeto de restauro.

 

 

 

“Viemos fiscalizar se a execução da obra tem a qualidade exigida pelo Parimônio Histórico. Afinal, é uma construção única no estado, com arquitetura diferenciada e com grande importância histórica para o Rio Grande do Sul. Foi nesse prédio que a Comissão de Terras mapeou e liderou toda a distribuição de terras e povoamento do Norte do estado”, contou.

 

 

 

Além da vice-prefeita e do grupo que veio inspecionar a obra, acompanharam a vistoria o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Erechim, Alexandre Lyrio, os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Pereira, de Comunicação, Salus Loch, a imprensa e as equipes das duas secretarias.