Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura lança OP 2014 nesta sexta-feira

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8079/prefeitura-lana-op-2014-nesta-sexta-feira

07/02/2014

Prefeitura lança OP 2014 nesta sexta-feira

Prefeitura lança OP 2014 nesta sexta-feira

Votação pela internet vai ser novidade neste ano

A prefeitura lança na noite desta sexta-feira (7) o ciclo 2014 – 2015 do Orçamento Participativo. O lançamento está marcado para as 19 horas, no Centro Cultural 25 de Julho. No ato serão empossados 39 conselheiros do OP, de 17 regiões que envolvem 89 comunidades do município, tanto rurais, quanto urbanas.

O ciclo é considerado 2014 – 2015, porque as demandas das comunidades são votadas em um ano e iniciadas no seguinte. As escolhidas de 2013, por exemplo, começaram a ser realizadas em 2014. A coordenadora do OP, Terezinha Magaieski, destaca que neste ano haverá a novidade de votar demandas regionais pela internet. A votação vai ser aberta em junho, depois que acabarem todas as assembleias nas comunidades.

As demandas regionais são prioridades que têm impacto em vários pontos da cidade e não apenas uma comunidade, como funcionam as específicas. Elas envolvem investimentos em infraestrutura, saúde, saneamento, programas para a cidade e para o campo, entre tantas outras modalidades.

“As pessoas vão poder entrar no site da prefeitura e votar na demanda regional de sua preferência. Porém, quem não quiser ou não puder votar pela internet, vai ter a opção de ir a alguma urna. As prioridades regionais podem ser encaminhadas ou com os delegados nas comunidades, ou com a equipe do OP, na prefeitura, ou durante as assembleias”, explicou a coordenadora.
No início da tarde desta quinta-feira (6), a Coordenação do Orçamento Participativo, a Secretaria de Coordenação e Planejamento e o Departamento Técnico de Informática da prefeitura discutiram a implantação do programa para a votação online. Os detalhes sobre a votação serão divulgados assim que o sistema estiver pronto e as demandas a serem escolhidas estiverem selecionadas.

De acordo com números apresentados pelo secretário Municipal de Coordenação e Planejamento – que é a pasta responsável pelo OP -, Anacleto Zanella, mais de R$ 15 milhões foram investidos pela prefeitura em obras que a comunidade escolheu. A meta até o final de 2014 é ultrapassar os R$ 20 milhões.