https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8080/prefeitura-e-representantes-do-santa-terezinha-avanam-nas-negociaes
06/02/2014
Prefeitura e representantes do Santa Terezinha avançam nas negociações
Depois de duas reuniões realizadas nesta quinta-feira (7) para discutir a situação do reajuste salarial pretendido pelos funcionários do Hospital Santa Terezinha de Erechim (HSTE), os representantes do governo municipal, a direção do Hospital e os representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Erechim e Região (Sindisaúde) e da Federação dos Trabalhadores da Saúde do RS (FEESSERS) saíram otimistas com o rumo das negociações.
Na manhã desta sexta-feira (7) uma nova reunião está prevista, quando deverão ser definidos os percentuais de reajuste a serem concedidos aos trabalhadores do Hospital, e o encaminhamento de um Plano de Cargos, Carreira e Salários que busque, paulatinamente, a equiparação salarial (até 2016) dos servidores do Hospital com aqueles da Secretaria Municipal de Saúde, quando se tratar de funções idênticas. Durante as reuniões desta quinta-feira (7), o prefeito Paulo Polis elencou as conquistas já contabilizadas pela categoria dos funcionários nos últimos cinco anos, frisou que a possibilidade de uma negociação salarial ampla está se dando graças ao novo contrato firmado entre o governo do Estado e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (firmado em setembro de 2013) e destacou a importância do diálogo e do respeito às instituições constituídas. O deputado estadual Altemir Tortelli acompanhou ambas as reuniões de hoje, realizadas no Salão Nobre da Prefeitura.
Ganhos reais para recuperar defasagem histórica
A valorização anual e progressiva de todas as categorias funcionais da FHSTE é uma realidade no governo Polis e Ana. O compromisso, explica o prefeito, é aproximar os vencimentos dos funcionários do Hospital com aqueles dos servidores da Secretaria de Saúde. Conforme Polis, de 2009 para cá, todas as categorias de trabalhadores do Santa Terezinha receberam aumentos superiores a 50% no período, sendo que houve, para determinadas categorias, reajuste acumulado superior aos 70%. “Isso, por si só, comprova o esforço da Administração em equilibrar as diferenças históricas. Sabemos que é preciso seguir avançando, e com diálogo o faremos”, frisa Paulo Polis. Também a partir de 2009, os servidores do Hospital passaram a ganhar o vale-alimentação (hoje representando um ganho de R$ 223,30 a mais por mês).
Os funcionários do Santa Terezinha se reúnem em assembleia na tarde desta sexta-feira (8).