Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim será sede de encontro estadual

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/810/erechim-ser-sede-de-encontro-estadual

18/07/2007

Erechim será sede de encontro estadual

Erechim será sede de encontro estadual

Erechim será sede de encontro estadual
    Erechim foi um dos 14 municípios gaúchos selecionados para sediar a V Jornada Estadual Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O tema do evento será “Ampliando a rede de proteção”. De acordo com a organização, um dos fatores levados em consideração para Erechim sediar o evento, foi o funcionamento na cidade do Serviço Sentinela, que atende a política pública no âmbito da proteção e acolhimento as vítimas de violência.
    Em preparação a este importante encontro será realizada nesta sexta-feira, dia 20 de julho, às 8h30min, na Casa da Cidadania, uma reunião com entidades dos municípios da região que atuam com crianças e adolescentes, e no período da tarde, a partir das 14 horas, com representantes dos municípios da região da AMAU.
    A V Jornada Estadual Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será realizada no dia 14 de setembro. Em Erechim o evento esta sendo coordenado pelo Governo Municipal, Secretaria de Cidadania e Habitação, Serviço Sentinela, COMDICAE, e Conselho Tutelar, com o apoio do Poder Judiciário, URI Campus de Erechim e CREDENOR.

A Jornada
   A Jornada Contra a Violência e Exploração Sexual teve a sua primeira edição em 2003, e após o seu lançamento, percorreu doze municípios do interior do Estado, discutindo e envolvendo as mais diversas entidades ligadas ao tema.
   Já em 2004, a Jornada estabeleceu como meta o fortalecimento das redes de atendimento à infância e  juventude e reduzir as estatísticas de violência. Na dinâmica de trabalho da edição de 2004, houve, em cada um dos oito municípios visitados, a apresentação de um caso real de abuso sexual ocorrido nestes locais. Assim, especialistas da região esclareciam quais os procedimentos adotados nesses episódios, e de que modo as vítimas deveriam denunciar as agressões.
   Em 2005 o desafio foi transformar compromissos e metas estabelecidas em audiências públicas anteriores em ações práticas no combate ao abuso sexual.
No ano de 2006, 15 municípios receberam a IV Jornada tendo como tema “Valorizando as experiências locais”.
Neste ano a cidade de Erechim foi uma das 14 cidades do Estado selecionadas para sediar o evento.