https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8118/defesa-civil-alerta-para-situaes-de-provveis-tempestades-no-final-de-semana
14/02/2014
Defesa Civil alerta para situações de prováveis tempestades no final de semana
O Governo de Erechim, através da Defesa Civil alerta a população para situações de prováveis tempestades no final de semana. “A Defesa Civil mantém este alerta até segunda-feira (10), porém acreditamos que episódios como o da última quarta-feira não venham a se repetir. A chuva que deve cair não será com tamanha intensidade, quando registramos 70 milímetros de chuva e ventos de cerca de 100 km/h”, pontua a coordenadora da Defesa Civil, Luciana Baruffi, lembrando que ainda existe a preocupação de entrada de água nas residências.
“Há um alerta da Defesa Civil do Estado que precisamos passar à população. No temporal de quarta-feira houve 36 destelhamentos registrados, entre residências e prédios públicos. A previsão é de que nos próximos dias chova entre 14 a 15 milímetros”, explica Luciana. A chuva que caiu na quinta-feira (13) não registrou nenhum caso de destelhamento. Também é importante salientar que as questões de falta de energia elétrica e de água estão sendo resolvidas pela RGE e CORSAN.
Política Nacional de Proteção e Defesa Civil
Para a coordenadora da Defesa Civil é importante esclarecer à população de Erechim que, apesar de haver entendimento por parte do poder público da situação das famílias atingidas diretamente pelo temporal da última quarta, o município – agindo em conformidade com a Política Nacional prevista na Lei 12.608/12 e na Normativa Nº 1 de 24 de agosto de 2012 do Ministério da Integração Nacional – atuou de forma intensa cumprindo com a legislação que rege as atribuições da Defesa Civil nas cidades brasileiras.
“Somente para esclarecimento, devemos informar que atuamos sempre de acordo com a legislação vigente. No caso de quarta-feira tivemos um total de 36 locais atingidos em um contingente de cerca de 40 mil habitações em Erechim e isto não caracteriza uma situação para decreto de emergência”, esclarece Luciana, frisando que todas as cidades brasileiras – para decreto de emergência ou situação de calamidade pública – devem atender os critérios estabelecidos na Lei Federal e na Normativa da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério da Integração Nacional.
No episódio do temporal foram 4 equipes da Defesa Civil, compostas por 50 pessoas e 6 equipes do Corpo de Bombeiros, com 19 pessoas e 6 viaturas atuando diretamente nas situações de emergência. Também, as equipes contaram com o apoio de colaboradores da Prefeitura de Erechim, através das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Administração e Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança. Além disso, 2 mil metros quadrados de lona plástica foram distribuídos pela Defesa Civil no Quartel do Corpo de Bombeiros e nos locais onde havia necessidade de colocação das lonas.