Prefeitura Municipal de Erechim - Ação integrada para garantir segurança no Carnaval

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8122/ao-integrada-para-garantir-segurana-no-carnaval

17/02/2014

Ação integrada para garantir segurança no Carnaval

Na noite de sexta-feira (14) a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), em parceria com o 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar, realizou a primeira atividade de fiscalização de Carnaval, tendo como foco principal a segurança e proteção dos foliões e da comunidade de Erechim.
De acordo com a diretora de Segurança, Luciana Baruffi, o maior objetivo é garantir que aqueles que querem se divertir tenham as suas noites de festa. Enquanto isso, a comunidade, que busca o descanso, possa ter o seu direito através do respeito entre todos. “Com diálogo entre os parceiros, comunidade e órgãos de segurança de Erechim, houve a elaboração das normas para funcionamento dos QG’s e Blocos de Carnaval. Oficialmente temos cadastrado e em conformidade com as normas, o Bloco Sport Boys que tem autorização para funcionamento deferida pelo poder público e demais órgãos competentes”, explica Luciana.
Durante a fiscalização, os responsáveis pelo Sport Boys – o único bloco que cumpriu as normas estipuladas - recebeu a equipe de trabalho e teve a vistoria aprovada e elogiada por todos os órgãos que participaram da ação. “O cumprimento, por parte desse Bloco de Carnaval, de todas as cláusulas estipuladas nas normas para funcionamento dos QG’s merece o nosso elogio. A equipe do bloco Sport Boys demonstra que, com a tomada de medidas que visam somente a segurança das pessoas, é possível realizar as festas de carnaval em conformidade com a lei sem prejudicar a diversão. Fica o exemplo desses jovens que querem se divertir, mas primam principalmente para que todos possam fazer sua festa com segurança”, pontua a diretora da SSPPS.
Ainda, durante a fiscalização, duas denúncias de funcionamento de QG’s sem autorização foram verificadas. “Em nenhum momento as normas foram estipuladas para que os blocos não se instalassem. A normativa foi construída em conjunto e a nossa proposta para o Carnaval de 2015 é que, assim que as festas desse ano terminem, os envolvidos venham a se reunir para elaborar as normativas que atendam à todos, respeitando o direito de cada um”, destaca Luciana.
Vale ressaltar que, para este ano, aqueles blocos que não possuem autorização para funcionamento estarão sujeitos à fiscalização e aplicação das penalidades previstas como a interdição dos locais. “É preciso a compreensão de todos para que haja o entendimento que estamos priorizando a diversão com segurança, sem esquecer da preservação do sossego da comunidade”, conclui.