https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8141/ao-da-prefeitura-dobra-produes-de-frango
20/02/2014
Ação da prefeitura dobra produções de frango
Secretaria da Agricultura investe em terraplenagem para ampliar aviários
A ação da prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Agricultura, tem impulsionado o setor da avicultura no município. Com um trabalho em sequência de terraplenagens nas propriedades, os produtores de frango chegam a dobrar sua produção. De acordo com o secretário de Agricultura, Luis Parise, nos últimos meses foram feitas cinco terraplenagens, somente em aviários.
O secretário acrescenta que além dos aviários, há também aterramentos para pocilgas, estrebarias, valas de silagem, paióis, entre outras. Nesta semana, em visita ao avicultor Ivan Tomkelski, que cria frangos na região do Dourado, o secretário acompanhou o processo de finalização da terraplenagem. O produtor conta que pretende aumentar em mais de 100% seu negócio com frangos.
“Eu tenho um aviário que comporta 10 mil frangos. Agora, com a terraplenagem, vou ter mais um, mas com capacidade ainda maior, para 12 mil aves. É um investimento que estou fazendo, que teve o apoio da secretaria de agricultura”, declarou.
Parise destaca que em obras nas propriedades, a Secretaria de Agricultura chega a envolver 50% do seu parque de máquinas. Cada aviário, afirma o secretário, ocupa mais de 150 horas de maquinário. O investimento em cada um deles, afirma o secretário, fica em cerca de R$ 10 mil.
Parise justifica que a utilização das máquinas em intervenções internas das propriedades faz com que as manutenções das estradas muitas vezes tenham que esperar. “Como a Secretaria trabalha bastante para desenvolver as atividades produtivas dentro das propriedades rurais, especialmente as de Agricultura Familiar, pode ocorrer uma maior demora para consertarmos as estradas ou fazer outras manutenções também importantes em locais públicos do meio rural”
De acordo com Parise, embora haja bastante tempo dispendido em maquinários nas propriedades, o município tem ganho significativo, com a movimentação dos negócios e o retorno através dos tributos. “A agricultura precisa desses serviços. São ações que nem todo mundo vê, mas sem esse apoio, muitos agricultores não conseguiriam progredir em seus negócios e o nosso objetivo é de que o setor cresça em Erechim”, declarou.