https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8144/prefeitura-e-aurora-se-unem-pela-educao
20/02/2014
Prefeitura e Aurora se unem pela educação
Funcionários que não tiveram oportunidades, agora podem sonhar com diploma
Os trabalhadores da Aurora Alimentos que não tiveram a oportunidade de completar os estudos vão poder estudar a partir de agora. Uma parceria entre a prefeitura de Erechim e a empresa oportuniza que jovens e adultos que trabalham na Aurora possam concluir o Ensino Fundamental. O trabalho realizado pela equipe do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), teve o ano letivo iniciado oficialmente nesta quarta-feira (19), no Centro de Treinamento da Aurora.
A diretora do CEJA, Rute Imlau, conta que o projeto foi construído com a empresa desde setembro. Nas turmas, que terão aula dentro da Aurora, os funcionários estudam no turno inverso ao trabalho. Nelas, 35 estudantes estão matriculados.
“Nós ficamos muito felizes em concretizar essa parceria. A Aurora é a primeira empresa que desenvolve um projeto dessa forma com o CEJA. Com ele, as pessoas são incentivadas a ter novas perspectivas de vida. Além disso, por ser no trabalho, é mais fácil a adaptação, pois é um local em que já estão ambientados”, declarou.
O gerente da unidade de aves da Aurora, Marcelo Fiorentin, que na abertura do ano letivo falou em nome da empresa, justifica o interesse no projeto. “O que nós queremos é que as pessoas ampliem seus conhecimentos. Desejamos que quem entra na nossa empresa, tenha crescimento pessoal, realize seus sonhos. Essa união com o CEJA vai ao encontro dos nossos objetivos.”
O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, destaca o atendimento da Educação de Erechim em todos os níveis. A prefeitura trabalha com a educação desde os primeiros anos de vida, prepara os estudantes para ingressar na universidade e ao mesmo tempo inclui aqueles que, por algum motivo, não puderam estudar na idade certa.
“Nós temos uma grande demanda com a Educação Infantil, principalmente com vagas de creche, que são nossa maior preocupação. Mas não deixamos de lado as outras prioridades da educação. O CEJA é uma delas. Todas as pessoas têm o direito de sonhar com uma vida melhor, de buscar realizações para suas vidas. Não é porque não estudaram na idade certa, que não devem ter uma nova chance de estudar. O que queremos é que todos tenham oportunidades”, disse Oldra.
Também estiveram presentes na abertura do ano letivo das turmas da Aurora, o gerente da unidade de suínos da Aurora, André Miotto, a Coordenadora do EJA de Erechim, Marcia Sponchiado, a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Anelise Bianchi.