https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8151/erechim-ter-carnaval-de-rua-no-prximo-sbado-1
24/02/2014
Erechim terá Carnaval de rua no próximo sábado (1º)
Desfile de duas escolas de samba acontece na avenida Maurício Cardoso, que estará com o trânsito fechado para o Carnaval das 20h às 23h
Em reunião na manhã desta segunda-feira (24), na Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, representantes das escolas de samba Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira dos Acadêmicos de Última Hora e Acadêmicos do São Cristóvão, juntamente com Diretoria de Trânsito e 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), definiram estratégias para logística de trânsito e segurança dos componentes das escolas, bem como do público presente durante o desfile do próximo sábado (1º).
Desfile acontece às 21 horas na Maurício Cardoso
De acordo com a diretora de Segurança, Luciana Baruffi, que coordenou a reunião, a cidade de Erechim terá, neste ano, duas escolas de samba desfilando na avenida Maurício Cardoso no sábado, 1º de março, a partir das 21 horas. “Depois de muitos anos Erechim voltou a ter Carnaval de Rua. Em 2013 uma das escolas veio para a avenida trazendo a alegria dos desfiles carnavalescos. Para este ano contamos com a participação de duas escolas de samba, que ao todo trarão cerca de 300 componentes para o desfile de sábado à noite”, pontua Luciana.
Trânsito fechado para o Carnaval de Rua
Segundo o diretor de Trânsito, Marcelo Aimi, para a logística do Carnaval de Rua, fica definido que o trânsito na avenida Maurício Cardoso (no sentido de quem desce a avenida em direção à Praça da Bandeira) estará fechado das 20h às 23 horas no sábado.
“A concentração das escolas inicia às 20h na rua Argentina, em seguida o desfile às 21h – que deve se estender até às 23 horas – com dispersão dos carros alegóricos e alas carnavalescas na primeira quadra da Sete de Setembro”, explica Aimi salientando que, em caso de chuva, o desfile será cancelado.
Planejamento através do diálogo
Em 2013 um público de mais de 2,5 mil pessoas prestigiou o Carnaval na avenida. “Convidamos a população para que venha assistir o desfile das escolas de samba de Erechim e prestigiar um dos mais tradicionais eventos do nosso país. Esperamos que, através do resgate dessa cultura na nossa cidade, possamos fazer com que o Carnaval de Rua mantenha-se como evento oficial no nosso município”, afirma a diretora de Segurança.
Ao final das festas de Carnaval, o Executivo Municipal promoverá um encontro com os órgãos de segurança, bem como com blocos, escolas de samba e comunidade para avaliar o Carnaval de 2014 e coordenar ações para o próximo ano.
“Para que as ações do Governo de Erechim estejam em conformidade com todos os envolvidos, contamos com a participação das pessoas para que possamos estipular as normas necessárias para segurança e proteção da comunidade, sem coibir a diversão daqueles que curtem a festa de Carnaval”, frisa a diretora de Segurança.
“O nosso objetivo é, através do diálogo permanente, buscar estabelecer parcerias entre o poder público, órgãos de segurança, conselhos municipais, Ministério Público, blocos, escolas de samba e comunidade para que possamos priorizar a diversão com segurança”, explica Luciana.