Prefeitura Municipal de Erechim - Plano Municipal de Saúde aponta investimentos em saúde para os próximos quatro anos

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8169/plano-municipal-de-sade-aponta-investimentos-em-sade-para-os-prximos-quatro-anos

27/02/2014

Plano Municipal de Saúde aponta investimentos em saúde para os próximos quatro anos

Plano será analisado pelo Conselho Municipal de Saúde, e apresenta todos os investimentos em saúde para a gestão 2014/2017.

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, apresentou nesta quinta-feira (27) um documento que determina as diretrizes dos investimentos em saúde para os próximos quatro anos. O Plano Municipal de Saúde, organizado a partir de diagnóstico realizado em todos os setores da gestão de saúde pública de Erechim, estabelece prioridades, estratégias e metas de ação que devem determinar a programação e execução das atividades de 2014 a 2017.

A primeira apresentação do material foi realizada aos chefes de departamentos da secretaria de Saúde. O trabalho, coordenado pelo diretor administrativo da secretaria, João Dautartas, com supervisão do secretário da pasta, Plínio Costa Jr., compreende um diagnóstico amplo sobre a atual situação da saúde municipal, bem como as principais intervenções que devem ser realizadas pelo Governo Municipal para fortalecer cada vez mais esta rede.

O foco das ações, explica Dautartas, é a promoção de acesso ao serviço público de saúde de qualidade, através do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando estrutura necessária para a execução de todas as atividades previstas com agilidade e qualidade. Para a constituição do plano, que possui 170 páginas e será apresentado oficialmente após aprovação do Conselho Municipal de Saúde, foram considerados apontamentos do Plano Nacional e do Plano Estadual de Saúde, além da Lei Orçamentária do Município.

“Quando trabalhamos com investimentos públicos, precisamos trabalhar com planejamento de ações. Este plano deverá conduzir o trabalho da Secretaria de Saúde nos próximos quatro anos, até 2017, e obedece às determinações previstas para os investimentos na área da saúde nos municípios brasileiros. É uma forma de buscarmos a consolidação do serviço de saúde de Erechim, tornando-o cada vez mais ágil e qualificado”, destaca o secretário de saúde, Plínio Costa Jr.