https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8179/secretrio-de-segurana-participa-de-entrega-de-material-blico-para-13-bpm
28/02/2014
Secretário de Segurança participa de entrega de material bélico para 13º BPM
Armas e coletes balísticos recebidos pela Brigada Militar são oriundos da Participação Popular Cidadã do Governo do RS
Na manhã desta sexta-feira (28) o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, esteve representando o Governo de Erechim durante solenidade de entrega de matéria bélico para o 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O material – oriundo da Participação Popular Cidadã de 2013 do Governo do RS – totaliza 22 pistolas calibre .40, sete submetralhadoras calibre .40, 10 coletes balísticos masculino e 21 coletes balísticos feminino.
De acordo com o major Pedro Wilson Pacheco, comandante do 13º BPM, a submetralhadora tem grande poder de fogo, sendo dotada de carregador com capacidade para 30 munições. “A submetralhadora utiliza a mesma munição – calibre .40 – das pistolas que são empregadas pela Brigada Militar e de uso restrito das forças policiais. Ainda, as calibre .40 tem uma característica singular que se refere ao alto poder de parada”, explica o comandante.
Para o secretário de Segurança, Rafael Testa, é necessário que as forças policiais disponham de equipamentos de qualidade para melhor atendimento à população. “O ideal é que não haja necessidade de uso de arma de fogo na nossa região, mas nas situações onde o emprego de armamento por parte da polícia for imprescindível, é fundamental que os policiais tenham material de qualidade, tanto para defensão – no caso dos coletes – como para repressão – no caso das submetralhadoras e pistolas”, pontua Testa.
Mais informações sobre o armamento
A submetralhadora Taurus, calibre .40 S&W é considerada uma arma longa e caracteriza-se pela excelente precisão, sendo ideal para uso no patrulhamento urbano. Possui coronha que pode ser rebatida e ainda retraída ou distendida, conforme necessidade de adaptação. Essas características facilitam o porte no interior das viaturas.
Equipada com carregador com capacidade para 30 munições, possui seletor de tiro que permite disparos de forma intermitente, tiro a tiro ou rajada limitada, onde a cada acionamento do gatilho são efetuados dois disparos. Com isso, há controle do policial sobre a arma, tornando-a muito segura para o emprego em qualquer situação onde houver necessidade.