https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8180/prefeitura-instala-placas-de-regulamentao-sobre-a-lei-do-silencio-nos-altos-da-maurcio
05/03/2014
Prefeitura instala placas de regulamentação sobre a Lei do Silencio nos altos da Maurício
O Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, instalou na sexta-feira (28) placas de regulamentação sobre a Lei do Silêncio nos altos da avenida Maurício Cardoso. Estiveram presentes, acompanhando a instalação, secretário de Segurança, Rafael Testa e o vereador José da Cruz.
A colocação das placas busca atender solicitação daquela comunidade e da Associação de Moradores Centro, que trata sobre o horário da Lei do Silêncio, Nº 9.503/97, Artigo 228, com infração grave, cinco pontos na CNH, multa de R$ 127, 69 e retenção de veículos.
Conforme o vereador, esta é uma reivindicação antiga e um compromisso assumido de quando estava na presidência do Legislativo em 2013 onde, juntamente com o secretário Testa, Associação de Moradores, UAME, 13º BPM, Secretaria de Meio Ambiente, além de outros setores da comunidade se levantou em diversas audiências, a importância de que alguma medida fosse feita para inibir os proprietários de veículos que colocam o som acima do permitido, o que causa desconforto para os moradores de toda aquela extensão.
“Este era um sonho antigo dos moradores que sofriam nas intermináveis noites com barulho de algumas pessoas que frequentam o local. A placa não é para punir e sim para educar para, que a partir de agora, as pessoas passem a se conscientizarem dos seus direitos e deveres junto a sua comunidade”, declara Zé. Como presidente da União das Associações de Moradores de Erechim (UAME), Zé destaca, também, o seu papel no atendimento da comunidade, como na resposta que deve dar as reivindicações que são solicitadas e que merecem atenção e prioridade para sua concretização.
O secretário de Segurança, também reforçou o fato de atender ao pedido daquela comunidade que busca uma solução para um problema que é vivenciado há muitos anos pelos moradores dos altos da Maurício Cardoso.
“Sabemos que nossa juventude precisa de locais para lazer e encontro de amigos, principalmente nos finais de semana, mas também devemos ressaltar que os direitos e deveres de cada cidadão devem ser respeitados e, para tanto, a colocação destas - que são as primeiras placas colocadas no município a respeito desta Lei - vem de uma forma educativa para alertar sobre as sanções que o não cumprimento poderá ocasionar. Estamos, desta forma, através da Secretaria da Segurança e do vereador Zé da Cruz, respondendo os anseios de muitos moradores”, pontua Testa.