https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8189/prefeitura-e-mp-definem-meta-para-educao-infantil
06/03/2014
Prefeitura e MP definem meta para Educação Infantil
Metade da demanda de zero a 3 anos e 11 meses tem que ser atendida até 2015
A prefeitura de Erechim vai ter até o dia 31 de agosto de 2015 para atender pelo menos 50% da demanda de vagas para a Educação Infantil. Atualmente, cerca de 2 mil crianças, da faixa etária entre zero e três anos e 11 meses, têm vagas nas escolas. Com isso, a prefeitura atende 45% do que é necessário. A meta, para daqui 18 meses, foi definida em conjunto com o Ministério Público, através de um Termo de Integração Operacional.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Alderi Oldra, a prefeitura está enfrentando o problema. Em busca de solução, novas escolas estão sendo construídas ou planejadas e o Poder Público está comprando vagas em instituições particulares.
“Por muitas décadas a Educação Infantil não foi preocupação de nenhum governo. Mas recentemente, todas administrações têm que ir em busca da solução deste problema. Não é algo que se resolve de um dia para o outro, por isso pedimos a compreensão dos pais que estão inscritos na espera, que gradualmente vamos abrir mais vagas”, disse Oldra.
De acordo com números da Secretaria de Educação, somente neste ano, 419 novas vagas foram abertas. Muitas delas, com a compra de espaços em instituições particulares. Entretanto, a secretaria justifica que há dificuldade em comprar as vagas, devido ao limite de capacidade de atendimento das escolas privadas.
A reunião aconteceu no dia 20 de fevereiro na secretaria municipal de educação, com a participação do secretário Oldra, a secretária adjunta de Educação, Juliane Bonez, o promotor de Justiça de Erechim, da 2ª Promotoria Especializada, João Manzano, os conselheiros tutelares Lauro Pontel e Ivone Vieira, a procuradora do município, Aline Casagrande, a coordenadora da Educação Infantil, Renata Fiorentin, e a responsável pela Central de Vagas, Sivones dos Santos.