Prefeitura Municipal de Erechim - Atividades do Mês da Mulher são realizadas no Presídio e Universidade Federal

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8197/atividades-do-ms-da-mulher-so-realizadas-no-presdio-e-universidade-federal

07/03/2014

Atividades do Mês da Mulher são realizadas no Presídio e Universidade Federal

Exames gratuitos e palestras integraram a programação da Prefeitura de Erechim nesta sexta-feira (7). Evento realizado no Presídio contou com a presença da vice-prefeita Ana Oliveira

Durante a sexta-feira (7), o Governo de Erechim, através da Coordenadoria da Mulher vinculada à Secretaria de Cidadania e Setor Materno Infantil da Secretaria de Saúde, desenvolveu atividades no Presídio Estadual e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em parceria com as entidades.
Pela parte da manhã as mulheres privadas de liberdade do Presídio foram beneficiadas com a disponibilização gratuita de exames preventivos de colo do útero, solicitação de mamografia, além de orientações sobre saúde da mulher, prevenção de DST's, planejamento familiar e testes rápidos de HIV e sífilis. Ao todo, participaram as seis mulheres privadas de liberdade que, atualmente, estão no regime fechado do Presídio de Erechim.
Ainda, foi oferecido espaço de embelezamento, em parceria com o Salão de Beleza e Escola de Cabeleireiros Vissage Hair Design onde as mulheres puderam utilizar serviços como corte de cabelo, manicure, maquiagem e penteado, favorecendo a elevação da auto estima e ressaltando a importância do cuidado pessoal.

Palestras voltadas à saúde e superação integraram as atividades
Durante a tarde duas palestras integraram a programação desenvolvida. A palestra “Como Mudarmos o Rumo de Nossas Vidas” foi proferida pela assistente social do Núcleo de Desenvolvimento Social da Família da ASSAMI, Márcia Toss para as mulheres privadas de liberdade do Presídio Estadual de Erechim.
Estiveram presentes a vice-prefeita, Ana Oliveira; a secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin; a secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla; a coordenadora municipal de Políticas Públicas da Mulher de Erechim, Cristiane Puerari; a coordenadora do Setor Materno Infantil da Secretaria de Saúde, enfermeira Neusa Ferrari; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher da Secretaria de Saúde, enfermeira Livânia Corso.
Também participaram da atividade, a delegada de Polícia Civil, Diana Zanatta; o administrador do Presídio de Erechim, Alexandre Mattos da Silva, além da equipe técnica do Presídio - a assistente social, Solange Bazzan Livi; a psicóloga, Chaiana Luciana Mario; o cirurgião dentista, José M. Pasetto e a auxiliar de enfermagem, Loreci Batista Wolff.

Políticas voltadas ao bem estar da mulher
Para a vice-prefeita Ana Oliveira, o Governo de Erechim desenvolve políticas voltadas ao bem estar da mulher que incluem todas as mulheres da sociedade. “Não administramos a nossa cidade excluindo parcelas da comunidade. O nosso governo é voltado para todos e, por isso é que a Prefeitura de Erechim mantém essa parceria com o Presídio Estadual para que as pessoas privadas de liberdade saibam que são integrantes da sociedade e que temos um olhar especial voltado a elas, buscando a sua reintegração social”, pontua Ana.
Para a atividade voltada especialmente ao Dia da Mulher, a vice-prefeita declara que são ações de saúde, otimismo e superação que a Prefeitura, juntamente com os seus parceiros, busca trazer para as mulheres. “Posso afirmar que fico extremamente sensibilizada em estar aqui. E é com grande felicidade que vejo a diminuição significativa no número de mulheres privadas de liberdade que ainda estão no regime fechado. Saibam que a vida se reconstrói e que vocês seis, em breve, estarão dando novos passos e tomando novamente o rumo de suas vidas”, frisa emocionada a vice-prefeita.
“Para nós mulheres é imprescindível que saibamos buscar nosso espaço, lutando por nossos direitos. E essa luta tem que ser constante, permanente e coletiva. Devemos a cada dia lutar pela igualdade, onde homens e mulheres trabalhem aliados em prol da família”, conclui Ana.
Ainda, na Universidade Federal da Fronteira Sul, estudantes participaram da palestra Saúde da Mulher, proferida pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Josiane Paini.