Prefeitura Municipal de Erechim - Encontro da Mulher Rural Erechinense reúne mais de 500 pessoas

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8198/encontro-da-mulher-rural-erechinense-rene-mais-de-500-pessoas

10/03/2014

Encontro da Mulher Rural Erechinense reúne mais de 500 pessoas

Evento, realizado na Linha Batistela, contou com a participação de 31 comunidades rurais. Diversas atividades integraram a comemoração do Dia Internacional da Mulher

No domingo (9) o Salão Comunitário da Linha Batistela em Erechim recebeu mais de 500 pessoas para o 19º Encontro da Mulher Rural Erechinense. O evento, promovido pela Prefeitura de Erechim, Emater/RS - ASCAR, Governo do Rio Grande do Sul e Associação das Mulheres Rurais da Comunidade Linha Batistela, registrou a participação de 31 comunidades rurais.
Com programação que se estendeu até o final da tarde, o encontro contou com a presença da vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira; da secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin; secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla; secretário de Agricultura, Luis Carlos Parise; gerente regional adjunto da Emater/RS, Paulo Trierveiler; secretário de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo do Governo do RS, Ivar Pavan; diretora da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do RS, Yara Stockmanns, demais autoridades, imprensa e convidados.

União de forças para um mundo igualitário
Para a vice-prefeita Ana Oliveira são eventos como esse que demonstram a força das mulheres gaúchas – em especial as mulheres do meio rural. “Essa representatividade que temos hoje aqui neste belo evento demonstra o quanto somos fortes. Nós mulheres devemos estar cientes da força que temos para melhorar cada vez mais a nossa realidade. Além disso, é fundamental que saibamos que tudo que conquistamos é fruto de esforço e coragem de cada uma, além do apoio de nossas famílias", frisa Ana Oliveira.
“As mulheres são a nova força que move o nosso País. Além de parabenizarmos pela data, queremos assumir aqui o compromisso de garantir total apoio do Governo de Erechim às lutas e demandas principais da mulher erechinense”, pontua a vice-prefeita.
No município, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49.280 mulheres vivem em Erechim (Censo 2010). Destas, 12.554 tem menos de 20 anos, 16.699 tem entre 20 e 40 anos e 7.051 tem mais de 60 anos.
“Representamos 50% da população da nossa cidade e cada vez mais damos demonstrações de quanto as mulheres são responsáveis pelo crescimento do município em diversas áreas. Somos mulheres donas de casa, mulheres empreendedoras, inovadoras, criativas e, principalmente, lutadoras. Batalhamos pela igualdade de direitos e iremos seguir firme nessa luta para que, cada vez mais, sejamos respeitadas pelo nosso papel na sociedade”, ressalta Ana.
“A união de forças das mulheres é o que irá garantir que sigamos pelo caminho certo para um mundo mais igualitário”, conclui a vice-prefeita.

Integração, saúde e políticas públicas para as mulheres
As atividades do domingo também contaram com palestra “Conversa de Mulher” com Cibele Manfredini e Roseana Maria Medeiros do Curso de Enfermagem da URI – Campus Erechim, apresentação artística “As Veteranas”, almoço comunitário, oficinas de beleza SENAC e Mejihel, atividades lúdicas promovidas pelo SESC, além de música e momentos de integração.
Ainda, orientações com equipe da Coordenadoria da Mulher vinculada à Secretaria de Cidadania, exames e orientações de Saúde com equipe do Setor Materno Infantil da Secretaria de Saúde e Hospital de Caridade.
As participantes também puderam contar com a unidade móvel da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do RS. O “Ônibus Lilás”, esteve presente em parceria com a Prefeitura, prestando atendimento e oferecendo as orientações necessárias às mulheres. A unidade móvel integra o Programa RS Lilás que busca autonomia para as mulheres para promover mais participação e igualdade para as mulheres gaúchas.
O objetivo é garantir mais direitos para as mulheres, através do enfrentamento à violência, da independência das mulheres, do maior acesso à educação e da equidade entre os sexos na geração de trabalho e renda.