Prefeitura Municipal de Erechim - Pacientes das UBSs passam a ter atendimento odontológico especializado
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8205/pacientes-das-ubss-passam-a-ter-atendimento-odontolgico-especializado

11/03/2014

Pacientes das UBSs passam a ter atendimento odontológico especializado

Conquista foi garantida a partir de parceria firmada entre a Prefeitura de Erechim, Governo Federal e a URI

A inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), parceria entre a Prefeitura de Erechim, Governo Federal e a URI, foi realizada nesta terça-feira (11). Localizado na URICEPP, centro acadêmico da universidade, o CEO oferece atendimento odontológico especializado gratuito, através de encaminhamentos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Segundo o prefeito Paulo Polis, a parceria entre Prefeitura, URI e Governo Federal, que tornou possível a realização do CEO, representa um modelo de gestão cada vez mais primordial para o fortalecimento do atendimento básico de saúde. “Uma saúde pública de qualidade não se faz apenas com recursos, mas também com parcerias. Por isso, todos os envolvidos na concepção e execução deste projeto, desde a equipe de saúde do Governo Municipal até a universidade e o Governo Federal, que atendeu nossa reivindicação, merecem ser lembrados neste dia pela união de esforços visando o benefício social. O povo quer, e merece mais serviços, hoje o que estamos fazendo aqui é entregarmos mais serviços, e de qualidade diferenciada”, destacou o prefeito.

Para Polis, a inauguração do CEO é o primeiro passo de uma série de conquistas que, nos próximos anos, deverão consolidar Erechim como um polo de saúde no Norte do RS. “No próximo dia 17 também iniciam as aulas de residência médica na Fundação Hospitalar Santa Terezinha, que em breve terá seu novo bloco cirúrgico inaugurado, o que duplicará a capacidade de atendimento do Hospital. Além disso, seguimos trabalhando para que nosso município tenha um curso de medicina. São avanços que deverão render excelentes resultados, proporcionando à população erechinense uma atendimento em saúde cada vez mais eficiente”, ressalta o prefeito.

Saúde bucal para quem precisa

Representando o Ministério da Saúde, o coordenador da saúde bucal do Governo Federal, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, ressaltou a característica mais fundamental de uma obra como o CEO: oferecer serviços qualificados de saúde para quem mais precisa. “O Programa Brasil Sorridente foi pioneiro no país, por oferecer serviços odontológicos gratuitos para uma parcela da população que não tem condições de realizar estes tratamentos sozinhos. Erechim está de parabéns pela iniciativa de buscar junto ao Governo Federal sua participação neste programa, que certamente irá contribuir muito para a cidade”, afirmou ele.

Já o reitor da URI, Luiz Mario Spinelli, reforçou os laços comunitários da Universidade, que interage de forma direta com a população regional e também com o poder público, levando serviços, conhecimento e apoio às comunidades. Para ele, o CEO representa um passo importante no amadurecimento desta relação, e contribui para manter a URI conectada com as demandas locais.

Estrutura do CEO de Erechim

O CEO de Erechim é do Tipo I. O estabelecimento integra o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e é classificado como clínica especializada ou ambulatório de especialidade. O centro está preparado para oferecer à população serviços como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; tratamento de canal; extração do dente do siso; atendimento a pessoas com deficiência; entre outros.

As unidades do CEO são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido no CEO é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

Os profissionais da atenção básica (cirurgiões dentistas) são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados dos casos mais complexos (atenção secundária – a Prefeitura está cedendo um dentista para o serviço, e a URI os demais profissionais, incluindo alunos do curso de Odontologia). Os equipamentos oriundos do Ministério da Saúde já foram instalados e o espaço físico que abrigará o centro já está pronto.