Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim é exemplo de Cidadania conforme MDS
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8218/erechim--exemplo-de-cidadania-conforme-mds

13/03/2014

Erechim é exemplo de Cidadania conforme MDS

Erechim é exemplo de Cidadania conforme MDS

Erechim está entre as duas cidades da Região Sul do Brasil selecionadas para participar de estudo sobre integração de benefícios e serviços do Ministério de Desenvolvimento Social

Durante esta semana – de quarta à sexta-feira – o Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, recebe a consultora do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal (MDS), Mariângela Ribeiro, para realização de estudo sobre integração de benefícios e serviços.
Durante entrevista com a secretária de Cidadania, Maria Dolores Gollin e com a psicóloga da Secretaria de Cidadania, Valéria Barancelli, a consultora do MDS destacou que as cidades selecionadas para participar do estudo realizado pelo Ministério foram escolhidas com base nos critérios de participação e representatividade das pastas públicas responsáveis pelo desenvolvimento social e assistencial dos municípios.

Seleção dos municípios
“Não foi uma escolha aleatória. O MDS relacionou duas cidades por região do Brasil para participar do estudo. Estas cidades, a exemplo de Erechim, são aquelas em que as secretarias de cidadania possuem estrutura adequada, além de serem atuantes e participativas nas cidades em que estão inseridas”, explica a consultora destacando que, na Região Sul, participam as cidades de Erechim e Pomerode (SC).
O estudo do MDS – realizado através de entrevistas com os secretários das pastas, coordenadores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS e CREAS) e técnicos que executam os trabalhos – busca verificar como está a integração de benefícios e serviços como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de analisar a funcionalidade dos CRAS e CREAS.

Exemplos positivos na assistência social
Para este trabalho de campo, Mariângela ressalta que, a partir do estudo, serão repassadas orientações com os exemplos positivos destas cidades selecionadas pelo MDS. “Os municípios dispõem de uma Normativa de 2009 que orienta como proceder nas questões relacionadas à integração dos benefícios e serviços. Porém, acreditamos que os exemplos positivos, de trabalhos na área de cidadania, realizados com resultado, possam servir com mais eficácia para o desenvolvimento do trabalho em todo o País. A partir do que será levantado em cada cidade do nosso estudo poderemos repassar – através do exemplo – as práticas positivas para os mais de 5 mil municípios do Brasil”, frisa a consultora do MDS.
Para a secretária de Cidadania, é uma satisfação estar entre as cidades escolhidas. “Essa seleção do MDS comprova que o trabalho que estamos executando na área de assistência social tem resultados positivos. Pautamos nossas ações para mudar a vida das pessoas e fazer com que vivam com mais dignidade e qualidade de vida. Ficamos extremamente felizes em participar para dar exemplo às outras cidades”, afirma Dolores.
“O reconhecimento, para a Administração Municipal, vem para confirmar a gestão de qualidade desenvolvida pelos nossos gestores, pois muitas vezes aqueles que não são beneficiados diretamente com o trabalho da Secretaria de Cidadania não conseguem mensurar os nossos resultados”, conclui a secretária de Cidadania.