https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8243/prefeitura-debate-melhorias-para-sade-de-moradores-de-rea-indgena
20/03/2014
Prefeitura debate melhorias para saúde de moradores de área indígena
A Prefeitura de Erechim, com apoio da Emater/Ascar Erechim, promoveu nesta quarta-feira (19) uma reunião com o grupo da comunidade indígena da Linha São Roque. O encontro teve por objetivo elencar prioridades para a aplicação de recurso recebido pelo município através do Governo do Estado, destinado para atenção à saúde básica de moradores de comunidades indígenas.
Na oportunidade, foram ouvidas as principais reivindicações da comunidade, com foco na área da saúde – que inclui, também, pontos importantes como saneamento básico e coleta de resíduos. O coordenador da Vigilância em Saúde de Erechim, Theodoro Tedesco, salienta que foi proposta uma dinâmica com moradores da comunidade, buscando detectar as deficiências mais urgentes para serem resolvidas.
“Este contato direto com a comunidade, a integração de todos os moradores nesta discussão coletiva sobre as principais demandas, possibilitou que detectássemos a principal necessidade da comunidade: o armazenamento e a distribuição de água”, ressaltou Tedesco. “A partir desse diagnóstico, vamos agir para minimizar este problema e, em seguida, buscar outras melhorias, como a instalação de banheiros e outras necessidades da comunidade”, reforça.
Atualmente, entre adultos e crianças, mais de 30 pessoas residem na comunidade, que existe no local desde 1989 e é coordenada pelo Cacique Dulcimar. Os integrantes, antes de elencarem as prioridades, realizaram resgate da história do grupo e um mapamento de toda a comunidade. Participaram da atividade integrantes da Secretaria de Saúde de Erechim, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da Secretaria Estadual de Assistência ao Indígena (Sesai).