https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8359/regio-unida-para-viabilizar-curso-de-medicina-em-erechim
14/04/2014
Região unida para viabilizar curso de Medicina em Erechim
Secretários de governo e diretores de hospitais de Getúlio Vargas, Nonoai e Erechim, além da presidência do CMS, realizam encontro preparatório à visita do MEC que acontece no fim do mês
O Governo de Erechim, através da Secretaria de Saúde, promoveu reunião de trabalho nesta segunda-feira (14) para detalhar as etapas do processo e, de modo especial, a visita da Comissão de Consultores do Ministério da Educação/Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) prevista para os dias 23, 24 e 25 de abril.
Participaram da reunião, o secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr., o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Rafael Ayub, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), cirurgião dentista Jackson Arpini e o chefe de Gabinete do Prefeito, Alam Comin. De Getúlio Vargas, o secretário de Saúde, Elgido Pasa e o diretor do Hospital São Roque, Richard Schmidt Figur. De Nonoai, a secretária adjunta de Saúde, Rosemary Grando da Silva, e o diretor do Hospital Comunitário, Fernando Francisco Panosso.
Segundo o secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr., a Comissão de Consultores realizará visita ‘in-loco’ nas estruturas públicas de saúde, em atendimento ao Edital nº 3/2013 - primeiro edital de pré-seleção de municípios para implantação de curso de graduação em medicina por instituição de ensino superior privada.
“Com base na avaliação, a Comissão de Consultores emitirá um parecer, de modo a afirmar, de forma clara e conclusiva, se o município de Erechim atende aos requisitos preliminares para continuar pleiteando sediar um curso de medicina”, pontua Plínio.
Durante a reunião de trabalho, o presidente do CMS, Jackson Arpini, repassou as informações com relação ao “Projeto de Melhorias da Estrutura de Equipamentos Públicos e Programas de Saúde”, que pré-selecionou a cidade de Erechim (Portaria nº 731/2013), como cidade apta a receber um curso de medicina.
“Esse encontro teve como propósito instrumentalizar os municípios parceiros em relação aos itens que serão alvo de análise por parte da Comissão de Consultores, bem como ressaltar a importância dessa fase, tendo em vista que será emitido um parecer conclusivo”, destaca Jackson, explicando que o Projeto de Melhorias contempla 250 leitos SUS que foi vivenciado através de parcerias entre Erechim, Nonoai e Getúlio Vargas.