Prefeitura Municipal de Erechim - Mascotes, roupas típicas e criatividade na Copa do Mundo Escolar

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8362/mascotes-roupas-tpicas-e-criatividade-na-copa-do-mundo-escolar

14/04/2014

Mascotes, roupas típicas e criatividade na Copa do Mundo Escolar

Mais de 600 estudantes de escolas estaduais e municipais apresentam trabalhos em busca de pontos na disputa

 

 

Mulheres de burca, caratecas, bandoleiros e tantas outras figuras típicas dos 32 países que vão disputar a Copa do Mundo de Futebol, em junho, no Brasil, estiveram presentes na avaliação pedagógica da Copa do Mundo Escolar, na manhã desta segunda-feira (14), no Parque da ACCIE. Os jogos, que envolvem 22 escolas da Rede Estadual e do Sistema Municipal de Ensino, contam com a disputa de futebol no campo e exigem conhecimento e criatividade dos participantes.

 

Mais de 600 alunos representaram suas escolas na disputa pedagógica. Eles foram avaliados por um corpo de jurados formados pelas secretarias municipais de Educação, de Comunicação e de Cultura, Esporte e Turismo. As escolas apresentaram suas bandeiras com material reciclável, seu grito de guerra e também sua pesquisa sobre as peculiaridades de cada país, apresentadas em forma de audiovisual.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, deixou uma mensagem de incentivo para que os estudantes se empenhem na educação. “Os jovens que estão aqui (na avaliação) estudam para melhorar a vida de suas famílias. E para crescer na vida, o melhor caminho é a educação. Por isso, desde o início do governo buscamos a valorização dos professores, das direções, dos funcionários, da estrutura das escolas, porque para nós a educação é prioridade”, declarou.

 

O presidente da ACCIE, Claudionor Mores, discursou em favor da proposta da Copa do Mundo Escolar, que envolve disciplina, conhecimento e ao mesmo tempo promove a sustentabilidade, com a utilização de materiais recicláveis para construir os trabalhos. Mores anunciou também que cada estudante da equipe vencedora vai receber R$ 100, totalizando o prêmio de R$ 1,5 mil.

 

A disputa esportiva da Copa do Mundo Escolar vai começar nesta terça-feira (14), no Parque do Galo. Os pontos conquistados nos jogos de futebol vão ser somados aos do desempenho obtido na avaliação pedagógica desta segunda-feira, para determinar quem será o campeão. A final e a disputa de terceiro e quarto lugares serão no dia 26 de abril, no Estádio Colosso da Lagoa, coincidindo com a abertura das festividades dos 96 anos de Erechim.

 

Além de Polis e Mores, estiveram presentes na avaliação desta segunda-feira os secretários municipais de Educação, Alderi Oldra, de Comunicação, Salus Loch, os secretários adjuntos de Educação, Juliane Bonez, e de Cultura, Esporte e Turismo, Jonas Arlt, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Bento, além de diretores, professores e servidores da prefeitura.

 

 

Confira os grupos:

 

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Helvética

Brasil

Antônio Burin

Espanha

Sete de Setembro

Colômbia

Sidney Guerra

Uruguai

Luiz Badalotti

Croacia

Caras Pintadas 2

Holanda

Othelo Rosa

Grécia

Haidée Tedesco Reali

Costa Rica

Érico Veríssimo 2

México

Paiol Grande

Chile

João Caruso

Costa do Marfim

Bela Vista

Inglaterra

Othelo Rosa 2

Camarões

Jaguaretê

Austrália

Cristo Rei 2

Japão

São Vicente de Paula

Itália

Grupo E

Grupo F

Grupo G

Grupo H

La Salle

Suíça

Santo Agostinho

Argentina

Caras Pintadas

Alemanha

Roque Gonzales

Bélgica

Érico Veríssimo

Equador

Lourdes Galeazzi

Bósnia

Victor Issler

Portugal

Santo Agostinho 2

Argélia

Cristo Rei

França

Paiol Grande 2

Irã

Irany Jaime Farina

Gana

Haidée Tedesco Reali 2

Rússia

Dom Pedro II

Honduras

Sidney Guerra 2

Nigéria

Dom Pedro II 2

Estados Unidos

Coréia do Sul

Luiz Badalotti

 

Fonte: SMEd