https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8366/aes-para-13-semana-municipal-de-trnsito-comeam-a-ser-programadas
15/04/2014
Ações para 13ª Semana Municipal de Trânsito começam a ser programadas
Reunião definiu foco das ações para o ano e elegeu o presidente do CONSEPRO, Miguel Gotler como patrono da Semana para 2014
O Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, esteve reunido com diversas entidades governamentais e não-governamentais para definir programações da 13ª Semana Municipal de Trânsito. A reunião preparatória foi realizada na segunda-feira (14), no Auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
Na presença do secretário de Segurança, Rafael Testa e do presidente do Conselho Municipal de Trânsito (COMTRAN), major Pedro Pacheco, entre outros representantes do Executivo, Legislativo e entidades não governamentais, foram apresentadas as propostas para 2014 e definido o patrono para a Semana.
Toda a programação será desenvolvida pela equipe “Decida pela Vida”, composta por todas as entidades parceiras da Semana de Trânsito.
Patrono da 13ª Semana Municipal de Trânsito
O presidente do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), Miguel Gotler foi escolhido como patrono da 13ª Semana Municipal de Trânsito pelo relevante papel desenvolvido por ele na comunidade de Erechim. Entre outras ações, Gotler foi fundador e presidente do Conselho Municipal de Trânsito de Erechim de 1978 a 1986, do qual é conselheiro. Ainda, o atual patrono da Semana do Trânsito fundou o CONSEPRO de Erechim, em 1988, do qual é presidente desde o ano de 1992 até os dias atuais.
Ações se estendem durante todo ano
De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, as atividades em prol de um trânsito mais humanizado e seguro são desenvolvidas pela Administração Municipal, juntamente com os parceiros, durante todo o ano. “No encerramento da Semana em 2013, nos propusemos a desenvolver uma política permanente de educação e conscientização para um trânsito mais seguro e humanizado”, pontua Testa.
As ações de 2014 iniciaram em fevereiro com a Operação Volta às Aulas. “Entre as propostas de trabalho do Projeto Aluno Amigo do Trânsito foram realizadas abordagem e recepção dos alunos por colaboradores da Diretoria de Trânsito e parceiros, entrega de material informativo para os pais dos estudantes, bem como para os condutores de veículos escolares”, explica o secretário de Segurança, ressaltando que o projeto teve como principal objetivo a inclusão do tema nas escolas de Erechim de uma forma que a educação no trânsito seja o resultado de uma jornada onde aluno e professor seguem juntos na busca de objetivos comuns.
Conscientização e educação para um trânsito seguro
Para o presidente do COMTRAN, major Pedro Pacheco, é preciso atuar fortemente na conscientização e educação para que todos cumpram o seu papel no trânsito. “Precisamos construir uma política pública permanente de prevenção aos acidentes com educação, através da conscientização das pessoas sobre os perigos que determinadas decisões podem trazer para as pessoas. Para que tenhamos um trânsito seguro é preciso que as pessoas tenham a consciência de que, por exemplo, não utilizar o celular ao volante, garantir que todos usem o cinto de segurança e levar a sério o limite de velocidade estabelecido para a via, são decisões que só visam a segurança das pessoas”, ressalta o major Pacheco.
Segundo o secretário de Segurança, as mudanças no trânsito só serão concretizadas se as iniciativas partirem de cada um. “Não seremos eficazes na redução de acidentes se cada indivíduo não fizer a sua parte. De nada adianta os órgãos de segurança serem conscientes e falarem sobre o assunto repetidas vezes, se os atores que fazem parte do trânsito não mudarem suas atitudes e decidirem por ações seguras e, principalmente, decidirem pela vida”, destaca Testa.
Durante os meses de maio e junho serão realizadas ações voltadas à conscientização das pessoas sobre a utilização dos espaços de estacionamento, vagas especiais e faixa amarela. Para julho e agosto a programação é voltada à proibição e o perigo de se usar o telefone celular enquanto se conduz um veículo. Em setembro as ações integram a sistemática da Semana de Nacional de Trânsito.
Ainda, durante todo o ano são realizadas palestras e ações educativas sobre o trânsito nas escolas e empresas. Também, a Escolinha de Trânsito está presente em diversas atividades promovidas no município de Erechim e região.