Prefeitura Municipal de Erechim - OP ultrapassa 1,6 mil participantes
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/8367/op-ultrapassa-16-mil-participantes

15/04/2014

OP ultrapassa 1,6 mil participantes

Das 21 assembleias, ainda faltam 12 para serem realizadas

 

 

As assembleias do Orçamento Participativo (OP) de 2014 ainda não chegaram a sua metade, mas o número de participantes já ultrapassou a marca de 1,6 mil. A quantidade de pessoas que votaram suas demandas através do OP foi alcançada no último final de semana, com os encontros das regiões 5 e 16. Na terça (15) e na quarta-feira (16) o Progresso e das demais comunidades próximas ao bairro têm suas assembleias. Das 21 assembleias, ainda faltam 12 para serem realizadas.

 

A vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, afirma que a credibilidade que o Orçamento Participativo alcançou perante a população é responsável pelo grande público que comparece às assembleias. “O OP tem seriedade, o que a população pede acontece. As obras estão presentes em cada um dos bairros de Erechim, todos podem ver. São mais de 250 demandas atendidas e quase R$ 20 milhões investidos. Por isso cada vez mais pessoas participam”, apontou.

 

Moradores contam que com o OP, a relação entre o Poder Público e a população mudou bastante. “Quando começamos a ir nas assembleias, pensamos que não íamos conseguir nada. Mas aí as coisas foram acontecendo, as obras são sim feitas, e hoje a gente acredita. Antes a gente era esquecido aqui no bairro, de uns seis anos pra cá passamos a ser lembrados e ouvidos. A prefeitura vem até a gente e pergunta o que queremos”, relatou o morador do Parque Lívia Jorge Biesek.

 

No interior, o discurso se repete. O morador da comunidade de Campininha Adelino Lara conta que o agricultor passou a ter mais atenção.

 

“No início viemos para a assembleia com certa desconfiança, não havia muita gente participando. Mas aí todas comunidades conseguiram melhorias. O trabalho é feito com transparência. Hoje, com assembleia lotada, votamos para ter mais máquinas para a Agricultura melhorar nossas estradas. Em tempos passados a manutenção tinha que ser por conta da gente. Cada agricultor tinha que dar 6 horas máquinas por mês para arrumar estradas. Além da assistência mudar, somos ouvidos”, lembra.

 

Nas assembleias do final de semana, a região 5, que conta com as comunidades Morada do Sol, Parque Lívia, Vila União e São Vicente, os pedidos locais e regionais envolveram asfaltamentos, melhorias em ginásio de esportes, salão comunitário, casa mortuária e academia ao ar livre. Na região 16, as comunidades Km 10 Argenta, Km 7 Corsan, São João Cascata, Campininha e Capoerê foram unânimes em pedir mais máquinas para a agricultura como demanda regional.

 

Como a região 16 terá uma segunda assembleia, com as comunidades Linha 2 Secção Cravo, Peccin, São João Giareta e Taboão, mais demandas regionais podem ser incluídas. As regionais são aquelas que beneficiam a todas as comunidades que fazem parte da região.

 

Como demandas locais, que beneficiam especificamente cada comunidade, foram encaminhados auxílios para términos de ginásios e obras em salões comunitários. As demandas locais são definidas em cada assembleia.

 

As regionais serão votadas no mês de junho, entre os dias 1º e 8 através da internet, em www.pmerechim.rs.gov.br, ou no dia 8 através de urnas que serão distribuídas em cada comunidade. O secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, explica o funcionamento.

 

“Nas assembleias as comunidades decidem o que vai pra cédula das demandas regionais. Depois, todos os erechinenses poderão votar. A mais votada será compromisso da prefeitura em atender em 2015. Porém, é preciso esclarecer que cada eleitor poderá votar somente uma vez. Haverá identificação com título eleitoral, portanto quem votou por uma região, não pode votar por outra. Quem votou pela internet, não pode votar em urna e vice-versa.”

 

O calendário das assembleias do OP pode ser conferido na página da prefeitura de Erechim, em www.pmerechim.rs.gov.br.

 

Além de Ana e Anacleto, participaram das assembleias no final de semana os secretários municipais de Obras, Jorge Psidonik, de Agricultura, Luis Parise, os vereadores Clarice Moraes, Lucas Farina, Nadir Barbosa, Fernando Barp, Valdemar Loch, Francisco Melle (o Dica), o suplente de vereador Hilário Poletto, a coordenadora do OP, Terezinha Magaieski, e o secretário adjunto de Coordenação e Planejamento, Jaime Basso.