https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8368/prefeito-polis-volta-de-misso-empresarial-com-novas-perspectivas
15/04/2014
Prefeito Polis volta de Missão Empresarial com novas perspectivas
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhou missão de empresas do setor metalmecânico de Erechim e de demais cidades do Brasil presentes à maior Feira Mundial de Tecnologia Industrial, a Feira de Hannover, realizada de 8 a 13 de abril na Alemanha.
Ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, Polis conheceu novas tecnologias e tendências do setor, como a automação industrial (sistemas e soluções de automação de processos, de fábricas e de prédios), tecnologias móveis (híbridas e elétricas), além da indústria digital (processos integrados e soluções de tecnologia da informação) e da indústria Greentec (tecnologias limpas). Do lado de fora da Feira, o prefeito também aproveitou para entender melhor algumas políticas públicas e ações de mobilidade urbana desenvolvidas nas cidades alemãs. “Tenho certeza que foi um aprendizado e tanto para os empresários erexinenses que, com a parceria da Prefeitura, vieram para cá. Este pessoal, além de conhecer tendências, novos equipamentos e tecnologias, teve a oportunidade de abrir portas para futuros negócios junto a novos mercados. Para nós, do setor público, foi um incentivo a mais para seguirmos buscando implantar novos conceitos de gestão visando tornar a máquina pública ainda mais eficiente”, analisa o prefeito.
Em seu retorno a Erechim, Polis reuniu parte do secretariado e os vereadores da base para compartilhar impressões e o aprendizado da viagem. Ele destacou a disciplina alemã como diferencial do País que mantém sua economia forte, apesar da crise na Europa. Segundo Polis, o planejamento de longo prazo é um dos segredos do país germânico. “Muitas vezes, temos pressa em solucionarmos os problemas e o fazemos sem o devido planejamento. Saio da Feira de Hannover ainda mais convencido de que devemos seguir dando respostas rápidas às demandas da população, mas elas precisam estar conectadas a uma proposta sustentável e que veja a cidade no médio e longo prazo. É isso o que vou reforçar junto à nossa equipe: ações integradas e planejadas, que tenham vida longa e resolvam, definitivamente, as necessidades das pessoas. Afinal, estamos caminhando para o centenário de Erechim, em 2018, e podemos avançar em aspectos como a mobilidade urbana e seus novos modais de transporte, a eficiência do serviço público e o ganho na qualidade de vida das pessoas”, frisou.
A comitiva erechinense foi composta pelo prefeito Polis, secretário Marmentini e empresários associados à Rede Metal Mecânica do Alto Uruguai. Hoje, o setor metalmecânico emprega mais de 4,3 mil pessoas apenas em Erechim em 75 empresas.
No total, 42 empresas brasileiras participaram da Feira de Hannover, sendo 25 delas gaúchas (5 erechinenses). A missão brasileira contou com o apoio da APEX-Brasil numa realização da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).